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Dicas de Marketing Digital: as 15 melhores para você aplicar em 2019

Por Nara Tavares Dia em Notícias

E isso vale para qualquer que seja o seu objetivo.

Seja para se posicionar, gerar leads, converter vendas ou aproximar a marca do público, não há como não priorizar as ações no meio digital.

Fazer marketing hoje passa, necessariamente, por esses canais.

É na internet que você encontra a sua persona, trabalha para ser notado e despertar nela o interesse pelas soluções que oferece.

Não que os canais offline não tenham valor, mas é inegável que o marketing digital para empreendedores, atualmente, é um conhecimento obrigatório.

E isso se dá tanto em razão da abrangência quanto do custo. Você atinge muito mais pessoas gastando menos.

Se ainda não se sente totalmente preparado para construir uma estratégia de sucesso, não se preocupe.

Neste artigo, reunimos as 15 melhores dicas de marketing digital para o seu negócio.

Ao colocá-las em prática, você terá uma espécie de guia para preparar, executar e avaliar suas ações.

É hora de potencializar os resultados de suas campanhas em sites, blogs e redes sociais.

Vamos nessa?

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que se vale de um meio digital, como a internet e celulares, para divulgação e comercialização de soluções ao público.

Embora por vezes resumido como o marketing para a internet, é importante entender que a estratégia vai muito além.

Obviamente, a principal característica é a de realização de ações online.

Tanto é assim que o uso do marketing digital começou justamente na década de 90, que foi quando a internet passou a ser utilizada de forma comercial no mundo.

Mas as suas próprias características acabam dando origem a outros diferenciais interessantes.

Por exemplo, de uma forma ainda não possível no marketing tradicional, as campanhas digitais são mais facilmente medidas e analisadas.

Isso permite entender em tempo real o que está ou não funcionando e, assim, promover os ajustes necessários em busca de um melhor ROI, o Retorno sobre o Investimento.

Benefícios do marketing digital

A invenção da internet e seu uso em massa abriram as portas para o marketing digital.

Mas foi a partir dos telefones inteligentes, os famosos smartphones, que empresas do mundo foto acordaram para uma nova realidade.

A forma como conversar com seu público mudou. E mudou para melhor.

O marketing digital está crescendo rapidamente em popularidade devido à sua eficácia em atingir e engajar clientes através de meios mais acessíveis a eles.

Na palma da mão, literalmente, o público tem infinitas possibilidades e, a partir daí, guia as suas escolhas.

Se você ainda é iniciante no assunto e está se perguntando quais são os reais benefícios do marketing digital para seu negócio, está no lugar certo.

Separamos as principais vantagens para você aceitar a necessidade de investir nessa estratégia hoje mesmo.

Confira!

Resultados mensuráveis

Através das ferramentas de marketing digital, você consegue ter em mãos relatórios sólidos e confiáveis.

Eles  mostram os resultados precisos sobre o desempenho das suas campanhas.

Por exemplo, quantas pessoas abriram seu e-mail ou clicaram em um link específico.

Flexibilidade

Os consumidores estão procurando por experiências mais personalizadas, o que não encontram no marketing tradicional, que tende a ser genérico por natureza.

O marketing digital é diferente.

Ele permite que você use os interesses e preferências de uma persona, que corresponde a um grupo de indivíduos que reúne as características do seu perfil ideal de cliente.

E isso torna possível adaptar a mensagem que eles recebem justamente ao que gostariam de receber.

Alcança um público maior

Uma vez que o marketing digital ocorre de forma online, ele é acessível a uma audiência em nível global.

Considerando que, com o marketing tradicional, você normalmente está limitado a uma área geográfica, o marketing digital permite atingir um público muito maior, o que se dá através de meios eficazes.

Fácil de otimizar

Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de ter vários relatórios com diferente métricas analisando o desempenho da sua campanha.

Dessa forma, se você notar algo que não está funcionando tão bem como gostaria, é fácil ajustá-lo.

Você pode tentar ações diferentes, medir qual delas funcionou melhor e selecionar essa opção como a principal tática para as próximas campanhas.

Melhores taxas de conversão

A conversão de um cliente online depende de apenas um clique.

Isso quer dizer que, ao invés de ele ter que pegar o telefone ou entrar em seu carro e dirigir até uma loja, pode clicar em seu e-mail, ser direcionado para o seu site e fazer uma compra.

Também pode aprender mais sobre seu negócio no conforto de sua casa.

É uma experiência semelhante a que você está fazendo agora, na busca por dicas de marketing digital.

15 dicas de marketing digital que todo empreendedor deve aplicar em 2018

Não há dúvidas de que a sua estratégia de marketing deve ser digital.

Se não integralmente, ao menos em grande parte dela.

Afinal, a concorrência já percebeu essa necessidade.

Segundo a pesquisa Content Trends 2017, 71% das empresas respondentes adotam o marketing de conteúdo, que é uma das formas possíveis de gerar autoridade e capturar leads.

A verdade é que consumidores e empresas estão quase sempre online.

Logo, você quer ser capaz de alcançá-los, observar seu comportamento e descobrir onde eles gastam mais tempo, concorda?

Então, aproveite esta lista com 15 dicas de marketing digital e elabore as suas ações para fazer seu negócio crescer de forma saudável.

1. Tenha sua persona bem definida

Antes de tudo, você precisa se perguntar: será que minhas ações estão direcionadas para as pessoas certas?

Tanto para as estratégias de marketing tradicional quanto para o marketing digital, você precisa saber com quem está dialogando.

As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em personalidades detalhadas do seu consumidor. Dessa forma, seu primeiro passo é criá-las.

As buyers personas representam o seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando, agendando e entrevistando o público-alvo do seu negócio.

Seu grupo de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes em potencial e pessoas fora do seu banco de dados, mas que se alinham com o público-alvo.

É importante notar que essa informação deve ser baseada em dados reais.

Fazer suposições pode levar sua estratégia de marketing à direção errada.

Informações como localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios devem ser levadas em consideração na construção de suas personas.

2. Construa sua presença online

Com a revolução dos micro-momentos, sua empresa precisa ter presença virtual forte para se manter ativa no mercado.

Como as pessoas tendem a pesquisar na internet produtos ou serviços antes mesmo de sair de casa, você necessita ser encontrado por elas.

Além de ter um site corporativo ou uma loja virtual, é interessante identificar as redes sociais que seus clientes mais utilizam e ter um página ativa nelas.

3. Tenha seu site sempre atualizado

Quando você ouve falar de um novo produto ou uma nova marca, uma das primeiras coisas que faz é pesquisar por ela na internet?

Esse já virou um hábito frequente para muitas pessoas.

Neste contexto, o site da sua empresa é a representação virtual do seu negócio ou loja física e, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com ele.

Por isso, ter um site com o conteúdo sempre atualizado é essencial para conseguir captar a atenção desse possível cliente.

Ao mesmo tempo, pode fazer com que ele navegue por mais páginas do site, a fim de conhecer mais sobre a empresa e criar uma identificação com ela.

4. Seja mobile first

Com os smartphones, podemos dizer que tivemos o início da era mobile.

Os consumidores estão cada vez mais tomando decisões e fazendo compras pelos próprios celulares.

Mas o que muitas empresas ainda não aprenderam é que a chave do sucesso para atingir esses consumidores é, justamente, proporcionar uma experiência de uso positiva para os dispositivos móveis.

Dessa forma, o primeiro passo é deixar o seu site com o design mais responsivo possível.

Esse cuidado permite a visualização adaptada a qualquer tamanho de tela.

Além disso, pensar em versões AMP das suas páginas é, cada vez mais, outra exigência.

Afinal, as pessoas tendem a abandonar uma página quando o carregamento dela leva tempo demais.

5. Faça um bom plano de marketing

Além de saber aonde se quer chegar, é preciso ter um planejamento detalhando as estratégias necessárias para isso.

Para que qualquer campanha seja bem-sucedida, um bom plano de marketing precisa estar por trás dela.

É ele que irá orientar a empresa para seguir pelo melhor caminho identificado através de pesquisas de mercado e outras ferramentas.

Lembrando que esse é um documento flexível, ou seja, é possível alterá-lo sempre que necessário ao notar que algo não está funcionando como desejado.

6. Tenha um blog

Segundo uma pesquisa do Hubspot, cerca de 53% dos profissionais de marketing dizem que a manutenção de um blog é a principal prioridade da suas estratégias de inbound marketing.

Ter um blog é fundamental para a melhor classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando mais tráfego.

Também é uma boa maneira de responder as dúvidas do seu público de forma natural, mostrando que sua empresa tem autoridade no assunto.

7. Produza conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade é a sua melhor aposta se deseja um crescimento sustentável.

Você pode fazer de tudo para levar as pessoas ao seu site, mas é um completo desperdício de tempo se não consegue mantê-las atraídas pelo que leem.

O Google segue aperfeiçoando seus algoritmos para melhorar a experiência dos visitantes.

E isso se reflete nos resultados que ele apresenta como sugestão às pesquisas feitas pelos usuários.

Ou seja, acaba forçando as empresas a criar conteúdo que envolva as pessoas para, assim, conseguirem uma boa classificação e serem encontradas na web.

8. Não esqueça do SEO

Este é um ponto um pouco mais técnico, mas nem por isso deve ser ignorado.

As boas práticas de SEO são um dos elementos que mais influenciam no tráfego orgânico.

Quando o assunto é SEO para postagens do seu blog, a otimização deve ser uma estratégia contínua.

E isso inclui:

Usar palavras-chave na URL da postagem
Usar palavras-chave de cauda longa ao longo do texto
Incluir material multimídia no seu conteúdo (fotos, diagramas, vídeos, etc.)
Incluir links com outros conteúdo relevante, do próprio blog ou de sites parceiros
Adicionar botões de compartilhamento social.

9. Invista em redes sociais

Hoje é difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos alguma rede social.

Por isso, ter o perfil nos canais mais utilizados por sua audiência é essencial para criar um vínculo com ela.

Isso possibilita a divulgação e viralização do conteúdo produzido e uma comunicação muito mais direta e humanizada entre a empresa e o cliente.

Só não vale deixar o cliente esperando muito tempo por uma resposta.

Além disso, com as ferramentas certas, você consegue monitorar o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e, assim, tentar reverter situações negativas.

10. E-mail marketing

Juntamente com as redes sociais, o e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os clientes.

Graças às ferramentas disponíveis no mercado, é possível personalizar a mensagem de tal forma a criar um sentimento de exclusividade para o cliente e estreitar a relação entre vocês.

Sem contar que o método é ótimo para divulgar novidades do blog através de newsletter, enviar ofertas exclusivas e nutrir os leads até o momento de conversão através da automação de marketing.

11. Venda benefícios, não produtos

Ao navegar na internet, o usuário não quer ser bombardeado por anúncios.

Não é a toa que existem ferramentas como o AdBlock para bloquear publicidades.

Por isso, sua abordagem deve ter um apelo bem menos comercial comercial.

Ou seja, o ideal é que deixe bem claro para o visitante os benefícios proporcionados pelo seu produto ou serviço.

Além disso, uma abordagem mais “amigável” ajuda na criação de um relacionamentomais duradouro com os clientes.

12. Conheça cada etapa do seu funil de vendas

Você conhece o funil de vendas do seu negócio?

Se ainda não conhece, está na hora de aprender mais sobre sua empresa.

O funil é uma ferramenta que facilita uma gestão inteligente das suas oportunidades de vendas.

Em termos de marketing digital, isso significa atrair mais pessoas que ainda não conhecem seu negócio através do seu conteúdo, trabalhar e nutrir esses prospects até o momento em que estejam prontos para efetuar a compra.

13. Não esqueça o CTA

CTA é a sigla para o termo em inglês Call-to-Action, que em tradução livre seria algo como Chamada para Ação.

E é justamente esse seu objetivo: incentivar o visitante a fazer uma determinada ação através de uma linguagem mais imperativa.

Pode ser o download de um e-book ou a solicitação de um teste gratuito, por exemplo.

Você pode trabalhá-los tanto na forma de botões como links no decorrer do próprio conteúdo.

Nossa dica é a aplicação de testes A/B para identificar variações desses CTAs que podem gerar mais resultados.

14. Calcule o ROI

Como já dito, uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de suas campanhas com precisão.

Com os dados em mãos, é possível calcular o ROI de cada ação e descobrir, por exemplo, o custo de cada lead ou de cada conversão.

Por isso, reserve um tempo para analisar suas estratégias e calcular se o investimento está realmente gerando os resultados desejados.

Dessa forma, você consegue manter um crescimento estável e evita prejuízos.

15. Performance: quanto mais rápido, melhor

Invista em otimizações do seu site para melhorar a performance.

A taxa de rejeição de páginas que demoram muito tempo para carregar costuma ser alta.

Para reduzir esse indicador, tente usar o mínimo de imagens possível.

Elas influenciam bastante no carregamento da página.

Além disso, o design responsivo também contribui positivamente.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Até aqui, você viu que toda estratégia de marketing digital começa a dar certo ao gerar leads, certo?

Mas como isso será feito?

É simples: não importa a ação, é preciso caprichar na landing page.

Isso aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

E, para essa tarefa, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Confira só os três passos básicos para criar a sua:

Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.
Customize a página: após a escolha, edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu uma relação das melhores dicas de marketing digital para construir a sua estratégia.

Como foi possível perceber, propor campanhas em canais online é imprescindível para ser visto, lembrado, gerar leads e conquistar vendas.

Seu cliente está na internet. O que está esperando para iniciar a interação com ele?

Não esqueça de contar com o Klickpages para qualificar ainda mais seus resultados.

Nossa ferramenta oferece um atalho para o seu sucesso.

 

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Fonte: klickpages

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FIEMG, AMIS E FECOMERCIO através de liminar na justiça, conseguiram suspensão do pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

Por Gabriel Philipe Dia em Notícias

Com a decisão, fica suspensa a obrigatoriedade do pagamento da Taxa de Combate a Incêndio, cujo vencimento está previsto para o próximo dia 31/05. Foi deferida, no dia 16/05, liminar judicial que desobriga o recolhimento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais. A ação é resultado do questionamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), com base na recente decisão proferida pelo STF no Recurso Extraordinário nº 643.247/SP, sobre a constitucionalidade da exigência da Taxa de Combate a Incêndios prevista na Lei Estadual nº 14.938/03. Através do Mandado de Segurança Coletivo nº 5067002-26.2019.8.13.0024, foi aprovada liminar solicitada pelas entidades. A decisão determina que o estado se abstenha de exigir a taxa de incêndio sobre toda a categoria econômica representada pelas entidades, ou seja, toda a indústria mineira, na condição de contribuintes/proprietárias de imóveis localizados no Estado de Minas Gerais cujo vencimento ocorrerá no próximo dia 31/05 referente a 2019.

Mais informações e esclarecimentos sobre o tema podem ser solicitados pelos telefones (31) 3263-4378 ou (31) 3362-5666 ou pelo e-mail: tributario@fiemg.com.br ou secretariaexecutiva@fiemg.com.br

Já a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), ajuizou ação contra o pagamento da Taxa de Incêndio e obteve liminar que suspende a cobrança das empresas associadas à entidade.

O Superior Tribunal Federal, em sede de repercussão geral, ao julgar o RE nº 643.247/SP, reconheceu, por maioria, a inconstitucionalidade da lei do Município de São Paulo que instituiu a "taxa de incêndio" e, à unanimidade, assim se posicionou: TAXA DE COMBATE A INCÊNDIO- INADEQUAÇÃO CONSTITUCIONAL. Descabe introduzir no cenário tributário, como obrigação do contribuinte, taxa visando a prevenção e o combate a incêndios, sendo imprópria a atuação do Município em tal campo. (RE 643247/SP-Relator(a): Min. Marco Aurélio-j. 01/08/2017 - Tribunal Pleno).

Embora a questão invocada diga com a possibilidade de o Município proceder à cobrança da chamada ‘taxa de incêndio’, o Ministro reforçou, na oportunidade, que sequer o Estado poderia instituir validamente taxa, já que se trata de atividade que é viabilizada mediante arrecadação de impostos e que a manutenção do corpo de bombeiros, que é um órgão estadual, e não municipal, é feita estritamente por impostos, e não por taxas.

Ao julgar caso semelhante, o Superior Tribunal de Justiça, por meio do RMS 23.170/MG (Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 08/05/2018, DJe 15/05/2018), assentou ser indevida a cobrança da Taxa de Incêndio cobrada pelo Estado de Minas Gerais.

Diante disso, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), ajuizou ação e obteve a liminar suspendendo a cobrança da Taxa de Incêndio exigida pelo Estado de Minas Gerais. Todos os associados da AMIS estão, enquanto a liminar vigorar, desobrigados do recolhimento da Taxa.

Para mais esclarecimentos, procure o setor de Relacionamento da AMIS: 31 2122-0500

Fecomércio-MG conseguiu a liminar, emitida pelo Judiciário no dia (28/05), que determinou a suspensão da exigibilidade do crédito tributário da Taxa de Segurança Pública relativa à utilização do serviço de extinção de incêndio. A partir de agora, as autoridades indicadas como coatoras deverão abster-se da exigência e da autuação dos contribuintes/proprietários de imóveis que são representados pela Fecomércio-MG em todo o Estado de Minas Gerais.

A entidade ingressou com Mandado de Segurança Coletivo (MS nº 5071328-29.2019.8.13.0024), que tramita na 2ª Vara de Feitos Tributários na Comarca de Belo Horizonte, para garantir o direito líquido e certo de seus representados quanto à inconstitucionalidade na exigência, com fundamento em recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no RE 643.247.

Destaca-se que a decisão liminar tem natureza provisória, e depende da decisão final da ação judicial confirmar ou não tais efeitos. É importante destacar que o mandado de segurança fora impetrado em prol de toda categoria econômica do comércio atacadista, varejista, serviços, agentes autônomos, comércio armazenador, turismo e hospitalidade do Estado de Minas Gerais, associados da Fecomércio e em dia com suas obrigações estatutárias.

Ainda conforme Dra. Sara Sato explica, Assessora Jurídica da FCDL, é importante frissar que as liminares concedidas são referentes às cobranças referentes ao ano de 2019 apenas, que cobranças referentes a períodos anteriores não foram objeto de discussão das liminares, e que estas poderão ser cassadas.

Para outras informações, entre em contato com o Departamento Jurídico da Federação pelo telefone (31) 3270-3330 ou pelo e-mail juridico@fecomerciomg.org.br.

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Fontes:

Home » Noticias » Decisao-liminar-da-FIEMG-suspende-pagamento-da-Taxa-de-Incendio-em-Minas-Gerais

http://portalamis.org.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=730

http://www.fecomerciomg.org.br/2019/05/suspensao-da-cobranca-da-taxa-de-incendio/

Por Fecomércio MG Postado 28/05/2019 Em Jurídico, Notícia

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Fidelização do cliente: saiba como usá-la a favor da sua empresa

Por Gabriel Philipe Dia em Notícias

Manter clientes fiéis a uma marca ou produto é uma tarefa difícil, enfrentada diariamente pelas empresas. Quando o assunto é vendas, oferecer benefícios que cativam o seu consumidor é tão importante quanto planejar ações para a captação de novos clientes. Segundo a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), entre o terceiro trimestre de 2017 e o de 2018 houve um aumento de mais de 15% nos cadastros de programas de fidelidade no Brasil, demonstrando que a fidelização do cliente vem crescendo no Brasil.

Mas o que é a fidelização do cliente e como ela impacta os negócios?

A fidelização do cliente gira em torno de oferecer benefícios, recompensas e/ou serviços personalizados ao consumidor para que ele utilize um serviço ou compre determinado produto com a mesma marca mais de uma vez.

Aumento das vendas, retenção de clientes, informações chave sobre consumidores, entre outros benefícios são outras maneiras de como a fidelização do cliente impacta os negócios. O investimento em fazer os consumidores já fidelizados voltarem a comprar é menor do que o custo de atrair um novo cliente, e, outra vantagem da fidelização do cliente é a transmissão dos ideais da empresa pelos consumidores fiéis que acabam atuando como atração de novos clientes.

Entenda seus clientes e personalize

Em um mercado extremamente competitivo, é difícil para as marcas conquistarem o engajamento do consumidor – e ainda mais difícil conquistar a fidelidade do cliente. Para inovar, as marcas precisam tratar seus clientes como indivíduos, reconhecendo claramente as nuances específicas de quais ofertas e recompensas são disponibilizadas e por quais canais de comunicação os clientes serão mais envolvidos.

Sem personalização, as marcas correm o risco de perder o interesse de seus clientes. De fato, muitos consumidores acabam ignorando a maioria das comunicações das marcas porque não são relevantes ou personalizadas.

Por fim, entender quem é o cliente, quais são suas preferências e como seu comportamento pode ser influenciado deve ser o ponto de partida. Usar os dados para manter-se ciente do que está levando os clientes a comprar e precisamente como eles gostam disso, ajuda as marcas a planejarem suas ações e manterem uma base de clientes leais e felizes.

Use dados ao máximo

Os dados do cliente são essenciais para cultivar relacionamentos de longo prazo com o cliente. Ter mecanismos eficazes para coletar e analisar um conjunto avançado de dados do cliente é o grande diferencial para as marcas. E garantir que os insights estão sendo usados para criar interações significativas e incentivar clientes atuais e novos, por meio de ofertas especiais e recomendações personalizadas é fundamental.

Assegurar que os dados do cliente estejam no centro das decisões dos programas de fidelidade é essencial para proporcionar interações mais significativas em cada estágio da jornada do cliente, conduzindo, em última análise, a uma base de clientes mais dedicada. Os clientes estão depositando confiança nas empresas compartilhando suas informações, de modo que ela sirva bem as marcas para usá-las efetivamente, a fim de construir um relacionamento mais forte e duradouro.

Otimize o uso da tecnologia

No futuro, haverá muito mais maneiras de interagir com os clientes e melhorar a comunicação entre eles e as marcas - do reconhecimento facial/voz ao blockchain.

Por isso, é fácil cair na armadilha de acreditar que apenas a tecnologia fará toda a diferença para os programas de fidelidade, mas, ao menos que as marcas tenham a capacidade de maximizar estrategicamente os dados captados dos clientes para entender seus comportamentos e preferências, é improvável que a tecnologia mantenha a fidelidade dos compradores.

Aumentar o orçamento para tecnologias de fidelidade é um passo positivo, deve ser feito com cuidado e atenção aos dados do cliente, caso contrário, as marcas podem encontrar-se lançando atualizações chamativas para programas que os clientes não entendem ou não querem.

Inovação incentiva a fidelização

Lançar ou relançar um programa de fidelidade é uma grande tarefa. As empresas devem procurar outras maneiras de conquistar a fidelidade do cliente que não se baseiem apenas em grandes descontos, o que geralmente encoraja uma mentalidade de "pegue e solte".

Os relacionamentos com programas de fidelidade podem ser aproveitados para incentivar compras em que o cliente ganhe algo que os fará retornar, em vez de apenas receber algo com valor mais baixo e não voltar à loja. Pense em pontos em dobro para os membros sobre produtos que eles adoram - preenchendo a lacuna entre personalização e recompensa.

Entenda que o valor é mais do que apenas preço

Um erro comum em um mercado altamente competitivo é assumir que o preço é o único fator para as decisões de compra. O valor é tipicamente medido através do custo e da experiência geral. Ao obter uma compreensão mais profunda de seu cliente, o que eles valorizam e, em seguida, identificar as oportunidades "valiosas" com melhor relação custo-benefício, as marcas podem atender melhor as necessidades dos clientes e melhorar os relacionamentos a longo prazo.

As marcas devem entender que a experiência é uma consideração vital. Mas é uma escala móvel para cada cliente. É o uso inteligente de dados que ajudará você a identificar e entregar essas preferências individuais e um fator determinante para saber se sua marca oferece uma experiência que mantém seus clientes envolvidos e voltando para mais.

Embora preços competitivos e ofertas irresistíveis possam atrair novos clientes, as marcas podem fazer mais para desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes durante e após uma venda para motivar a repetição personalizada. Se os clientes se identificam como parte da cultura e da base de clientes da marca é possível obter uma conexão mais personalizada com eles.

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Fonte: Administradores.com

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Por que juventude é necessária para as empresas?

Por Gabriel Philipe Dia em Notícias

Diariamente algo novo é construído e, prova que, nos dias de hoje, não há mais margem ao impossível. Novas tecnologias e métodos são criados para melhorar o processo de empresas a fim de que elas não fiquem para trás perante as novidades da globalização para o mercado. Entretanto, esse é um processo difícil e exige pessoas capacitadas para desenvolvê-lo.

A modernização não se faz apenas com a compra de novas tecnologias e o uso superficial delas. Parte desde a contratação de funcionários que consigam acompanhar a evolução e tenham um pensamento a frente, até à adaptação dos colaboradores antigos aos novos métodos de trabalho. São necessárias adequações para que a instituição esteja apta a usar tal mecanismo, ainda mais quando se trata de implementar um novo sistema.

Nesse sentido, a inserção de jovens pode fazer a diferença na mudança de visão da empresa. Sendo preparados desde a universidade para acompanhar tudo de novo que o mundo tem a oferecer, as novas cabeças do mercado de trabalho precisam de oportunidades e experiência para desenvolver esse pensamento inovador. O intercâmbio de gerações se torna fundamental.

Apesar da importância, apenas 8,9% dos estudantes de ensino superior estão estagiando. A informação da Associação Brasileira de Estágio mostra que, mesmo com todos os recursos existentes hoje, as organizações não têm contratado pessoas em início de carreira. A falta de iniciativa das empresas pode prejudicar o desenvolvimento de possíveis empreendedores e bons colaboradores.

Com isso, é possível perceber que, ainda que possa ser a solução para diversos problemas, o potencial dos jovens não é explorado por falta de oportunidades. O atraso não só prejudica o desenvolvimento, como também o crescimento das empresas, que acabam demorando a integrar novos pensamentos em seus conceitos.

Hoje, ainda na universidade, os jovens têm acesso a novidades que o mercado está oferecendo e são moldados a pensar diferente de pessoas que estão no ramo há muito tempo. Ainda que inexperientes, eles contam com um leque de opções de aprendizado maior do que nunca. Além das aulas convencionais, os alunos têm a possibilidade de frequentar atividades extracurriculares, que vão desde palestras a tarefas com âmbito profissional. Ainda é possível ingressar nas empresas juniores, que oferecem aos estudantes situações reais do cotidiano da profissão, projetos de extensão, cursos dos mais diversos segmentos e contato direto com o propósitos pregados pelo movimento, que buscam contribuir para um Brasil mais empreendedor.

Infelizmente, as oportunidades oferecidas pelas universidades não são para todos. Em um país, onde o desemprego afeta 11,4% da população, os jovens passam a ser a solução. A educação se mostra como o antídoto para que o cidadão seja mais capacitado e ajude a mudar o atual cenário do País. Essa evolução não é boa apenas para as empresas que vão aderir grandes profissionais em suas instituições, mas também para o Brasil, que vai crescer junto com cada novo estudante formado.

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Fonte: Administradores.com

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5 razões para sua empresa investir no desenvolvimento de pessoas

Por Gabriel Philipe Dia em Notícias

É fato: desenvolvimento de pessoas e treinamentos corporativos não estão no topo da lista de prioridades das companhias brasileiras. De acordo com a última pesquisa Panorama P&D 2019, o investimento médio anual das empresas na área corresponde a 0,58% do faturamento — ou 1,62% sobre a folha de pagamentos.

O país se recupera de uma crise econômica e é natural que as organizações ainda estejam com os cintos apertados. Entretanto, investimentos em desenvolvimento de pessoas garantem benefícios de médio e longo prazos que podem ser cruciais para o sucesso do negócio.

Conheça abaixo 5 razões incontestáveis para que sua organização não apenas invista mais em pessoas, mas também desenvolva um planejamento estratégico de T&D.

Sua empresa se tornará mais competitiva

É assustadoramente comum que empresas enxerguem funcionários como peças de engrenagem. É uma herança do modelo de trabalho que emergiu com as Revoluções Industriais e que tende a desaparecer com o avanço da Indústria 4.0.

Não é por acaso que, nos próximos sete anos, 30 milhões de empregos — 54% da força de trabalho — devem desaparecer apenas no Brasil por conta da automação das tarefas, segundo pesquisa recente da UnB.

Um dos caminhos mais seguros para sua empresa aumentar a produtividade e se tornar mais competitiva de maneira sustentável é investindo nas pessoas.

E não se trata apenas de desenvolver habilidades utilitárias, como o manuseio de máquinas e produtos. Competências de negócios, liderança e de relações humanas, por exemplo, são cruciais para o sucesso profissional e organizacional.

Profissionais capacitados tornam a empresa mais resiliente às crises e mais competitivas em meio às oportunidades. O acesso ao conhecimento permite o surgimento de novas ideias e identificação de nichos de negócios por qualquer pessoa, independente da posição hierárquica.

Empresas ágeis tendem a aproveitar melhor as chances diante de uma nova tendência. Mesmo quando falham, conseguem se recuperar rapidamente e angariar novas experiências.

Para ser uma empresa ágil, produtiva e competitiva, é necessário ter processos funcionais e pessoas capacitadas e em atualização profissional permanente.

O turnover tende a cair

A rotatividade nas empresas brasileiras historicamente é superior a 40%, segundo o DIEESE — ou seja, o fluxo de entradas e saídas é quase a metade do corpo de funcionários que permanece nas empresas.

É um volume médio alto, embora o padrão varie de acordo com o setor e o segmento de cada empresa, especialmente se o modelo de negócios é associado à sazonalidade.

Ajustes financeiros, operações de fusão e aquisição, baixa motivação dos colaboradores e abertura de novas frentes de negócios estão entre as razões para aumentos pontuais no turnover.

Porém uma alta rotatividade — seja por decisão da empresa ou por insatisfação dos funcionários — é danosa para o cotidiano.

Um novo funcionário, até que alcance o pleno domínio das suas funções na empresa, requer investimentos e uma certa margem para erros. Quando um mais antigo e experiente é substituído por alguém novo, há uma perda natural de produtividade.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é um aliado de primeira para a redução da rotatividade. Por um lado, capacita e prepara as pessoas para fazerem mais do que apenas o seu trabalho.

Por outro, aumenta a moral das equipes e deixa a mensagem de que a empresa tem interesse no crescimento individual, um fator determinante para que a própria organização seja bem sucedida.

A motivação e o ânimo dos funcionários aumentam

Estar motivado não é apenas gostar do que faz, mas saber que existe um propósito na atividade desempenhada, ter a garantia de que o tempo e esforço investido faz a diferença nos resultados da organização e ter um bom relacionamento no trabalho.

Conforme demonstrado fartamente nos estudos de Hawthorne, a integração social desempenha um papel importante na eficiência dos funcionários. É como se cada empresa fosse um recorte longitudinal da sociedade.

Investir em T&D, portanto, tem um impacto direto na capacidade individual de entrega de resultados. Sua eficácia atinge tanto a capacidade funcional do indivíduo quanto a integração social dele com o grupo.

A execução da estratégia tem maiores chances de sucesso

Na imensa maioria das empresas — tanto as de pequeno porte quanto grandes organizações — o problema não é o planejamento estratégico, mas a sua execução.

Passar as ideias do papel para a realidade é um desafio complicado. Há um fator que tanto pode ser um obstáculo quanto um aliado: as pessoas.

A comunicação da estratégia e a capacidade do corpo funcional de executá-la depende de uma política de investimentos em T&D. Não basta ter vontade e pedir explicitamente que as pessoas façam como está escrito.

Isso porque a realidade é mais ampla do que qualquer diagnóstico. Imprevistos acontecem, situações que sequer foram imaginadas se interpõem e cabe às pessoas pensarem em soluções, flexibilizar a estratégia para que o objetivo final seja alcançado.

Sem um pessoal treinado e capacitado, a execução da estratégia pode falhar aos primeiros sinais de imprevistos.

Seus clientes serão atendidos como você nunca imaginou

Mesmo na era da automação, todos os funcionários da sua empresa são pessoas que trabalham para resolver problemas de outras pessoas — seus clientes. E sem clientes, não há empresa que sobreviva.

Se uma empresa não investe no treinamento e desenvolvimento de seus funcionários, é difícil esperar que eles atendam os clientes com a qualidade e prontidão necessárias.

Ou seja, funcionários mal preparados sugerem que uma empresa não carrega uma grande preocupação com a satisfação e bem-estar dos seus clientes. E isso é um problema sério, porque os consumidores percebem quando são mal atendidos.

Investir no capital humano é a melhor jogada que sua empresa pode fazer no mercado neste momento. O contínuo desenvolvimento de pessoas garante benefícios sustentáveis ao longo do tempo, tornando sua empresa mais ágil, adaptável, eficiente e pronta para resolver os problemas da clientela.

Se você tem interesse em investir no capital humano da sua organização, conheça os cursos da Innovia Training & Consulting. Há diversas opções para empresas de todos os setores.

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Fonte: Administradores
 

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