CDL ACIBOM / Notícias / Gestão

Quais são as melhores condições de pagamento para seu cliente?

Por Gabriel Philipe Dia em Gestão

Porém, todo esse investimento pode ser perdido se as condições de pagamento forem inviáveis para o cliente.

No entanto, não basta facilitar o pagamento. Também é necessário buscar soluções que permitam reduzir a inadimplência. Trata-se de manter o equilíbrio entre dois aspectos essenciais: atratividade para o consumidor e segurança para o lojista.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura! Neste post, vamos falar sobre como sua loja pode oferecer as melhores condições de pagamento não só para os clientes, mas também para manter seu equilíbrio financeiro. Acompanhe!

Qual é a importância das condições de pagamento?

Em um passado recente, oferecer crédito era uma operação arriscada. Comerciantes que atuam há mais tempo no mercado se lembram de como “colecionavam” cheques devolvidos, que muitas vezes causavam prejuízos irrecuperáveis. Para estimular o consumo, muitos adotavam os carnês e, mais tarde, passaram a emitir boletos.

Embora essas alternativas de pagamento tenham evoluído ao longo do tempo, o fato é que nenhuma delas protege realmente o lojista da inadimplência. Mesmo que elas restrinjam o crédito do devedor, o fato é que não garantem o retorno do investimento e geram um custo considerável com ações de cobrança. Portanto, comprometem a saúde financeira do negócio.

Porém, muitos lojistas continuam a utilizá-las. Isso acontece porque variar as formas de pagamento é essencial para alavancar as vendas. Na maioria dos segmentos, são poucos os consumidores que conseguem adquirir bens e serviços pagando à vista e em dinheiro. O parcelamento ou, no mínimo, o adiamento são recursos para antecipar ou até mesmo viabilizar a decisão de compra.

Isso não significa que o lojista precisa se arriscar. Atualmente, o mercado já oferece alternativas mais seguras, mas que ainda convivem com esses antigos métodos de parcelamento ou crédito. Saiba quais são os principais.

Crediário

Algumas lojas oferecem crediário próprio, mas outras atuam como intermediárias para que o cliente obtenha crédito. Elas recorrem a bancos que realizam o financiamento, e a aprovação está sujeita a uma série de critérios estabelecidos pela instituição financeira. O consumidor recebe um carnê e precisa efetuar o pagamento a cada mês, no próprio estabelecimento, em bancos ou em outros locais autorizados.

Boletos

O boleto é uma alternativa barata para comerciantes e consumidores. Outra vantagem é o fato de que ele atende quase metade da população economicamente ativa que não tem uma conta bancária. O pagamento é feito em bancos, casas lotéricas ou nos Correios.

Cheque

Muitos estabelecimentos já não aceitam cheques. Para o comerciante, no passado, esse método de pagamento foi associado a altos níveis de inadimplência. Nos últimos 20 anos, com a popularização dos cartões, o uso desse método caiu 78%. É importante que sua aceitação seja respaldada por consulta a serviços de proteção ao crédito.

Cartão de débito

Com o cartão de débito, o consumidor efetua a compra à vista. Portanto, o dinheiro é imediatamente retirado de sua conta. Esse método é muito utilizado atualmente, pois atende as necessidades de quem evita andar com dinheiro pelas ruas por questão de segurança.

Cartão de crédito

No final de 2017, os cartões de crédito representavam pouco mais de 32% do consumo das famílias. Eles são uma opção cada vez mais usada pelos clientes, que contratam o financiamento dentro do limite estabelecido pela instituição bancária sem passar por um processo de análise a cada compra feita.

Para o lojista, essa também é uma opção vantajosa, especialmente devido à segurança. Ele recebe o valor da administradora do cartão, com o desconto de uma pequena taxa. A inadimplência, caso aconteça, se torna um problema da instituição financeira, que arca com o processo de cobrança.

Pagamento móvel

Estão surgindo algumas opções para pagamento por dispositivos móveis, como celulares e smartphones. Em alguns casos, é necessário acoplar um dispositivo ao equipamento, que se transforma imediatamente em uma espécie de máquina de cartão de crédito ou débito.

Também é importante ficar atento a outras opções que estão em fase de desenvolvimento ou lançamento, também utilizando esses aparelhos. A carteira digital Apple Pay está ativa no Brasil desde abril de 2018. A Samsung Pay disponibilizou um serviço concorrente.

Com essas opções, o lojista dispõe de um recurso seguro que precisa apenas de equipamentos utilizados pela maioria dos brasileiros. Portanto, vale a pena se informar sobre essa possibilidade.

Como escolher as melhores condições de pagamento?

Diante de tantas opções, o comerciante pode se perguntar: como escolher as melhores condições de pagamento para minha loja? Existem alguns critérios que podem ajudá-lo a tomar essa decisão. Falaremos dos principais a seguir!

Verifique as taxas cobradas pelas administradoras

Considere as taxas cobradas para a adoção de cada sistema de pagamento. No entanto, não limite sua análise a esses números. Faça um levantamento dos seus custos atuais com cobrança e das perdas que a inadimplência causou ao longo dos últimos anos.

Com esse cálculo, será possível avaliar se é realmente vantajoso adotar um determinado método de pagamento. Se você perceber que as taxas cobradas representam uma despesa menor que esses custos levantados, trata-se de uma boa opção.

Avalie as preferências do consumidor

É importante que os métodos escolhidos sejam também os mais usados pelo seu público-alvo. Especialmente se o grande volume de vendas acontece na sua loja física, observe que tipo de recurso as pessoas que frequentam o estabelecimento utilizam.

O cartão de crédito, por exemplo, é uma excelente alternativa. Porém, se o seu público não costuma ter conta em bancos ou não tem acesso a esse tipo de serviço, ele não atenderá um grupo grande de pessoas, prejudicando seu faturamento.

Atenda as necessidades de públicos diferentes

Existem públicos diferentes, como os que tem conta em banco e cartões de crédito e outros que não utilizam esses recursos. Certifique-se de que as opções que sua loja oferece atendem as necessidades de ambos.

Garanta sua segurança

Há opções mais ou menos seguras em cada modalidade. Utilize, na medida do possível, aquelas que oferecem um risco menor ao seu negócio, transferindo a responsabilidade da cobrança para as instituições financeiras.

Nos casos em que é necessário parcelar as compras em boletos ou cheques, por exemplo, faça a análise de crédito cuidadosamente. Recorra a instituições de proteção ao crédito, como o SPC, para avaliar os consumidores e minimizar seu risco de inadimplência.

Finalmente, estudar seu público-alvo é a melhor maneira de escolher as condições de pagamento mais adequadas. Isso vai ajudá-lo a identificar os métodos mais utilizados pelos seus clientes e selecionar, dentre eles, os que proporcionam maior segurança ao seu negócio.Os resultados são aumento nas vendas e satisfação dos consumidores.

--

Fonte: Comércio em Ação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A importância das embalagens na experiência de compra

Por Gabriel Philipe Dia em Gestão

A embalagem deixou de ser somente um revestimento e, cada vez mais, tem assumido funções-chave na garantia de uma boa experiência de compra aos consumidores.

Todos já ouvimos aquele ditado “quem vê cara, não vê coração”. Pois ele se aplica na logística também. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), os consumidores consideram a embalagem e seu interior como partes de uma mesma coisa, ou seja, tanto o produto em si quanto seu revestimento são muito relevantes. Sabendo disso, conclui-se que se a embalagem for feia, monótona ou vier danificada, isso terá um efeito negativo sobre a imagem da sua empresa.

Vamos a um exemplo na prática. Quando você está fazendo compras no supermercado e vai escolher os produtos nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amasso? A que está em perfeito estado, é claro. Acontece que o conteúdo que está dentro de ambas é o mesmo. Então por que levamos sempre a que não está danificada?

Acontece que os consumidores tem uma tendência a comprar aquilo que é mais esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo. Essa tendência explica porque algumas marcas se saem melhor que outras nas vendas. Além disso, esse é o motivo também pelo qual as lojas e supermercados são obrigados a realizar “queimas de estoque” de produtos danificados a um preço mais barato.

Outro exemplo claro de como a embalagem é relevante são os perfumes. Apesar do conteúdo ser o fator mais importante, os compradores levam muito em conta os detalhes do frasco e da caixa na hora de decidir se levam ou não o produto para casa.

Percebe a importância? Uma pesquisa realizada anualmente pela MeadWestvaco Corporation (MWV) reforçou essa ideia. O estudo mostrou que 60% dos consumidores repetem a compra quando a embalagem se mostra funcional e 38% são influenciados pela aparência dela. Então gestor, não menospreze essa etapa do processo de compra.

Pode-se dizer que a embalagem possui três funções:

Proteção dos produtos

Essa é a função básica. Uma embalagem serve primordialmente para proteger o produto ao longo do trajeto, independente do meio de transporte utilizado. O produto deve ser bem embalado para garantir que chegue ao seu destino sem danos ou alterações, mas ao mesmo tempo deve ser de fácil manuseio e armazenagem.

Informação

A embalagem deve conter o máximo de informações possível para facilitar a identificação por parte dos clientes.

Marketing

Essa é uma função muito importante. A embalagem é uma ótima oportunidade para aplicar uma estratégia de marketing inovadora e garantir o destaque da sua empresa em relação à concorrência, além de fidelizar os clientes. A embalagem leva a sua marca e transmite a qualidade dos seus serviços, especialmente no mercado de e-commerce, onde há menos pontos de contato direto com o consumidor.

Segue uma lista com algumas dicas para oferecer um serviço de embalagens eficiente:

1) Conheça seus produtos

Você deverá ter em mãos todas as principais características do seu produto (tamanho, peso, etc) para escolher de forma mais eficiente a melhor embalagem.

2) Ofereça um serviço personalizado

Essa estratégia pode custar um pouco mais caro, mas vale a pena.

Um estudo da empresa Dotcom Distribution apresentou que 4 em cada 10 consumidores compartilham fotos nas redes sociais de embalagens bacanas dos produtos que compram pela internet e que 35% dos clientes disseram já ter descoberto uma nova empresa após ver alguém utilizando embalagens dela.

Então não desperdice essa oportunidade, invista em estratégias de marketing capazes de conquistar seus clientes. Você pode realizar ações dentro das embalagens, como envio de brindes, folders, cartões, revistas e cupons de desconto.

3) Garanta a qualidade do serviço

Ofereça um serviço de qualidade, garantindo que o produto chegue no tempo e local certos e em bom estado. Um bom acabamento e o fácil manuseio também são cruciais. Essas ações sugerem que o produto foi bem tratado, e que o lojista se importou em enviá-lo com uma embalagem bonita, sem etiquetas mal feitas ou fitas adesivas excessivas.

Seguindo essas dicas, além de fidelizar os clientes você diminuirá os custos com logística reversa, já que os clientes ficarão satisfeitos ao receberem suas encomendas.

 

Fonte: Ecommerce Brasil

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

7 dicas para estar sempre dentro do prazo de entrega

Por Gabriel Philipe Dia em Gestão

Alguns exemplos são: falta de planejamento, prazos mal estimados, desorganização individual e má produtividade coletiva. Mas as soluções não são tão difíceis e acredite: você não está sozinho nessa.

O cumprimento do prazo de entrega é um problema na sua empresa? Que tal adotar práticas para evitar esse tipo de problema? Confira 7 dicas para melhorar o seu rendimento e o da sua equipe!

1- Trabalhe com organização

O primeiro passo para respeitar o prazo de entrega é ter um bom ritmo de produção. Para isso, organização é fundamental.

Para começar, organize seu espaço de trabalho. Tenha uma mesa limpa, com apenas os objetos que você precisa ao alcance das mãos, como carregador do notebook, mouse, caneta e bloco de papel, por exemplo. O excesso de coisas em cima da mesa pode te distrair e atrapalhar sua produtividade, além de poluir o ambiente visualmente.

Aplicativo para organizar seus afazeres

Utilize um bom aplicativo para organizar seus afazeres, como o Google Agenda ou o Trello. Eles ajudam a ordenar o que você precisa fazer diariamente, com a vantagem de emitir alertas para lembrar de cada tarefa. Calcule quanto tempo cada tarefa deve levar em média e programe-se para dedicar esse total de tempo exclusivamente a ela.

Saiba também priorizar tarefas. Organize sua agenda começando pelos afazeres que têm prazo de entrega mais curto ou aqueles que você pode fazer mais rápido.

Não importa qual seja, apenas tenha um sistema de organização e seu ritmo de trabalho vai melhorar muito! Dê o exemplo como líder e certifique-se de que todos na empresa consigam se organizar bem.

2- Respeite seus intervalos para descansar

Ninguém é produtivo 100% do tempo, por isso, insira pequenas pausas durante o dia de trabalho. Nelas, seja livre para fazer um lanche, alongar-se, andar um pouco, checar redes sociais ou só descansar a cabeça por alguns minutos. Incentive que a equipe faça o mesmo, pois assim o rendimento do seu time também vai melhorar.

Nesses períodos de pausa, nada de trabalho! Assim, você limpa sua mente e consegue voltar às tarefas com um olhar descansado e menos viciado, o que favorece que você encontre soluções mais facilmente, além de não se sentir tão exausto no fim do dia.

3- Cumpra seus compromissos

É muito importante que você cumpra com os seus compromissos, custe o que custar. A não ser que algo muito sério impeça, como um problema de saúde ou um acidente, é fundamental manter sua palavra com os clientes. Afinal, ela é a única garantia que eles têm de que o trabalho será feito e é por meio da confiança que vocês manterão uma boa relação.

Cumprir compromissos vai muito além de cumprir prazos de entrega. Você precisa dar ao seu cliente a certeza de que ele receberá o serviço pelo qual pagou. Para isso, no momento em que fecharem o negócio, mostre que você e sua equipe entendem as expectativas dele. Dessa forma, o cliente se acalma e torna-se até mais flexível com relação ao prazo, caso algum empecilho apareça no caminho.

Seja sempre verdadeiro: se você não for capaz de cumprir uma demanda, coloque as cartas na mesa e ofereça outra solução.

4- Faça perguntas

Aprenda a pedir ajuda e incentive sua equipe a fazer o mesmo. É preciso perder o medo de incomodar o cliente ou parecer despreparado por fazer todas as perguntas que forem necessárias.

Com as respostas em mãos, vocês prestarão um serviço de boa qualidade ao cliente, o que vai deixá-lo muito mais satisfeito. Por isso, sempre que uma demanda não ficar clara ou surgir alguma dúvida ao longo do caminho, você deve perguntar. Para o consumidor, para os colegas, para professores ou especialistas: o importante é conseguir as respostas!

5- Saiba negociar

Muitos prazos de entrega não são cumpridos porque foram mal estabelecidos. No momento de defini-los, os envolvidos não levaram em conta o tamanho real da demanda ou o grau de dificuldade da tarefa e estimaram menos tempo do que o necessário.

Esse tipo de situação é muito frustrante, tanto para você quanto para o cliente. Por isso, desenvolva formas de estimar o prazo ideal para um serviço.

Você pode padronizar alguns tipos de trabalho, por exemplo, registrando quanto tempo levou a última vez em que você conduziu uma reunião com sua equipe sobre um determinado cliente. Sempre que for fazer um orçamento para ele, será possível incluir esse tempo no planejamento do prazo de entrega de serviços. Faça isso com outras tarefas do dia a dia, principalmente aquelas que se repetem para todos ou vários consumidores.

6- Entenda seus limites

Assim como é preciso ter uma boa noção do seu rendimento, mais importante ainda é saber seus limites. Às vezes, em busca de mostrar produtividade e ganhar respeito, muitos colaboradores levam trabalho para casa, fazem horas extras e deixam de descansar para cumprir um prazo de entrega.

Se essa é uma realidade constante na sua empresa, é preciso repensar a forma como os prazos estão sendo definidos. Afinal, trabalhar até a exaustão pode prejudicar a qualidade do serviço.

Incentive que a sua equipe respeite os próprios limites de rendimento e faça o mesmo por você. Não aceite novos projetos se desconfiar que não conseguirá cumpri-los e não se desgaste para atender a um prazo. Assim, toda tarefa executada será feita em seu próprio tempo e sem correria!

7- Tenha bons hábitos

Após uma lista de dicas para melhorar o rendimento, o primeiro impulso é querer colocar tudo em prática imediatamente. Porém, mudar hábitos não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário.

Por isso, introduza cada uma dessas dicas aos poucos no dia a dia da empresa e na sua rotina também. Desse jeito, você não cria nenhum tipo de choque e faz a mudança de forma gradual. Continue cultivando bons hábitos diariamente e corrija os pontos problemáticos com planejamento e calma. 

 

Fonte: MasterMaq

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Entenda a importância do feedback do seu cliente

Por Gabriel Philipe Dia em Gestão

Mas a importância do feedback dos clientes vai ainda mais longe. Confira, a seguir, alguns motivos que vão deixar claro por que você tem que ficar de olho no retorno do consumidor.

Identificação do seu público

Para vender mais, é preciso saber exatamente o que o consumidor procura, e, para isso, é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo muito bem.

Receber feedback dos seus clientes vai te ajudar a identificar a que grupo eles pertencem, quais são seus gostos e preferências, seu poder de aquisição, sua localização geográfica, e assim por diante. Com esses dados em mãos, será possível direcionar seus serviços ou produtos cada vez mais de forma a dar ao cliente exatamente o que ele deseja.

Melhoria no atendimento

Não é só os produtos oferecidos nem os preços que influenciam as vendas. O modo como o comprador é atendido também tem muito poder sobre sua decisão de compra (seja em uma loja física ou em uma estrutura virtual, no caso de um e-commerce), e não há outra maneira de saber se a estrutura oferecida pelo seu negócio é boa o suficiente: é preciso perguntar ao cliente.

Somente o feedback do consumidor vai indicar se a sua equipe de vendas está realmente bem-treinada e se as páginas do seu e-commerce funcionam da maneira esperada, portanto, não hesite em solicitá-lo ao cliente e aprimorar seu atendimento nos pontos necessários.

Garantia de uma imagem positiva

Não pedir um feedback ao cliente não significa que ele não dirá sua opinião sobre os seus produtos ou serviços: pelo contrário, se você não se preocupar em pedi-la para garantir sua satisfação no pós-venda, ele pode expô-la com estardalhaço e prejudicar a imagem do seu empreendimento.

O que não falta são veículos para espalhar mensagens negativas sobre a sua loja: redes sociais, jornais, mensagens instantâneas e até sites específicos de reclamações sobre empresas que não souberam atender bem o cliente após a venda.

Logo, pedir o feedback do cliente é também prevenir escândalos desnecessários envolvendo a sua empresa.

Tendências de mercado

Todo empresário sabe que basear sua linha de serviços ou produtos em suposições sobre o mercado é um grande erro. Mas o que muitos deles se esquecem é que, além disso, é preciso considerar que o mercado está em constante mudança.

Nesse contexto, contar com um feedback do seu público vai te ajudar a prever o surgimento de novas tendências no mercado e a se adaptar às novas exigências do consumidor com antecedência, de forma a sair na frente da concorrência.

Como pedir o feedback

Você pode escolher como inserir o canal de feedback para sua empresa de acordo com seu tipo de loja. Se for uma loja online, por exemplo, saiba que não basta apenas se limitar ao 0800. É preciso fazer uma avaliação para conferir qual o melhor canal para atender seus clientes (e-mail, redes sociais, mensagens SMS, etc.).

Facilitar a comunicação entre empresa e consumidor é fundamental para a imagem positiva e aprimoramento constante dos serviços qualquer negócio. Sendo assim, além de contar com canais de diálogo com o consumidor, invista também em uma ferramenta de gestão de pesquisas de satisfação e fique de olho no que o seu cliente realmente quer!

Fonte:  satisfacaodeclientes.com

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cadastre-se e descubra todas as vantagens de ser um dos nossos associados!

Nós também odiamos spam!