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A importância das embalagens na experiência de compra

Por Gabriel Philipe Dia em Dicas

A embalagem deixou de ser somente um revestimento e, cada vez mais, tem assumido funções-chave na garantia de uma boa experiência de compra aos consumidores.

Todos já ouvimos aquele ditado “quem vê cara, não vê coração”. Pois ele se aplica na logística também. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), os consumidores consideram a embalagem e seu interior como partes de uma mesma coisa, ou seja, tanto o produto em si quanto seu revestimento são muito relevantes. Sabendo disso, conclui-se que se a embalagem for feia, monótona ou vier danificada, isso terá um efeito negativo sobre a imagem da sua empresa.

Vamos a um exemplo na prática. Quando você está fazendo compras no supermercado e vai escolher os produtos nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amasso? A que está em perfeito estado, é claro. Acontece que o conteúdo que está dentro de ambas é o mesmo. Então por que levamos sempre a que não está danificada?

Acontece que os consumidores tem uma tendência a comprar aquilo que é mais esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo. Essa tendência explica porque algumas marcas se saem melhor que outras nas vendas. Além disso, esse é o motivo também pelo qual as lojas e supermercados são obrigados a realizar “queimas de estoque” de produtos danificados a um preço mais barato.

Outro exemplo claro de como a embalagem é relevante são os perfumes. Apesar do conteúdo ser o fator mais importante, os compradores levam muito em conta os detalhes do frasco e da caixa na hora de decidir se levam ou não o produto para casa.

Percebe a importância? Uma pesquisa realizada anualmente pela MeadWestvaco Corporation (MWV) reforçou essa ideia. O estudo mostrou que 60% dos consumidores repetem a compra quando a embalagem se mostra funcional e 38% são influenciados pela aparência dela. Então gestor, não menospreze essa etapa do processo de compra.

Pode-se dizer que a embalagem possui três funções:

Proteção dos produtos

Essa é a função básica. Uma embalagem serve primordialmente para proteger o produto ao longo do trajeto, independente do meio de transporte utilizado. O produto deve ser bem embalado para garantir que chegue ao seu destino sem danos ou alterações, mas ao mesmo tempo deve ser de fácil manuseio e armazenagem.

Informação

A embalagem deve conter o máximo de informações possível para facilitar a identificação por parte dos clientes.

Marketing

Essa é uma função muito importante. A embalagem é uma ótima oportunidade para aplicar uma estratégia de marketing inovadora e garantir o destaque da sua empresa em relação à concorrência, além de fidelizar os clientes. A embalagem leva a sua marca e transmite a qualidade dos seus serviços, especialmente no mercado de e-commerce, onde há menos pontos de contato direto com o consumidor.

Segue uma lista com algumas dicas para oferecer um serviço de embalagens eficiente:

1) Conheça seus produtos

Você deverá ter em mãos todas as principais características do seu produto (tamanho, peso, etc) para escolher de forma mais eficiente a melhor embalagem.

2) Ofereça um serviço personalizado

Essa estratégia pode custar um pouco mais caro, mas vale a pena.

Um estudo da empresa Dotcom Distribution apresentou que 4 em cada 10 consumidores compartilham fotos nas redes sociais de embalagens bacanas dos produtos que compram pela internet e que 35% dos clientes disseram já ter descoberto uma nova empresa após ver alguém utilizando embalagens dela.

Então não desperdice essa oportunidade, invista em estratégias de marketing capazes de conquistar seus clientes. Você pode realizar ações dentro das embalagens, como envio de brindes, folders, cartões, revistas e cupons de desconto.

3) Garanta a qualidade do serviço

Ofereça um serviço de qualidade, garantindo que o produto chegue no tempo e local certos e em bom estado. Um bom acabamento e o fácil manuseio também são cruciais. Essas ações sugerem que o produto foi bem tratado, e que o lojista se importou em enviá-lo com uma embalagem bonita, sem etiquetas mal feitas ou fitas adesivas excessivas.

Seguindo essas dicas, além de fidelizar os clientes você diminuirá os custos com logística reversa, já que os clientes ficarão satisfeitos ao receberem suas encomendas.

 

Fonte: Ecommerce Brasil

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7 dicas para estar sempre dentro do prazo de entrega

Por Gabriel Philipe Dia em Dicas

Alguns exemplos são: falta de planejamento, prazos mal estimados, desorganização individual e má produtividade coletiva. Mas as soluções não são tão difíceis e acredite: você não está sozinho nessa.

O cumprimento do prazo de entrega é um problema na sua empresa? Que tal adotar práticas para evitar esse tipo de problema? Confira 7 dicas para melhorar o seu rendimento e o da sua equipe!

1- Trabalhe com organização

O primeiro passo para respeitar o prazo de entrega é ter um bom ritmo de produção. Para isso, organização é fundamental.

Para começar, organize seu espaço de trabalho. Tenha uma mesa limpa, com apenas os objetos que você precisa ao alcance das mãos, como carregador do notebook, mouse, caneta e bloco de papel, por exemplo. O excesso de coisas em cima da mesa pode te distrair e atrapalhar sua produtividade, além de poluir o ambiente visualmente.

Aplicativo para organizar seus afazeres

Utilize um bom aplicativo para organizar seus afazeres, como o Google Agenda ou o Trello. Eles ajudam a ordenar o que você precisa fazer diariamente, com a vantagem de emitir alertas para lembrar de cada tarefa. Calcule quanto tempo cada tarefa deve levar em média e programe-se para dedicar esse total de tempo exclusivamente a ela.

Saiba também priorizar tarefas. Organize sua agenda começando pelos afazeres que têm prazo de entrega mais curto ou aqueles que você pode fazer mais rápido.

Não importa qual seja, apenas tenha um sistema de organização e seu ritmo de trabalho vai melhorar muito! Dê o exemplo como líder e certifique-se de que todos na empresa consigam se organizar bem.

2- Respeite seus intervalos para descansar

Ninguém é produtivo 100% do tempo, por isso, insira pequenas pausas durante o dia de trabalho. Nelas, seja livre para fazer um lanche, alongar-se, andar um pouco, checar redes sociais ou só descansar a cabeça por alguns minutos. Incentive que a equipe faça o mesmo, pois assim o rendimento do seu time também vai melhorar.

Nesses períodos de pausa, nada de trabalho! Assim, você limpa sua mente e consegue voltar às tarefas com um olhar descansado e menos viciado, o que favorece que você encontre soluções mais facilmente, além de não se sentir tão exausto no fim do dia.

3- Cumpra seus compromissos

É muito importante que você cumpra com os seus compromissos, custe o que custar. A não ser que algo muito sério impeça, como um problema de saúde ou um acidente, é fundamental manter sua palavra com os clientes. Afinal, ela é a única garantia que eles têm de que o trabalho será feito e é por meio da confiança que vocês manterão uma boa relação.

Cumprir compromissos vai muito além de cumprir prazos de entrega. Você precisa dar ao seu cliente a certeza de que ele receberá o serviço pelo qual pagou. Para isso, no momento em que fecharem o negócio, mostre que você e sua equipe entendem as expectativas dele. Dessa forma, o cliente se acalma e torna-se até mais flexível com relação ao prazo, caso algum empecilho apareça no caminho.

Seja sempre verdadeiro: se você não for capaz de cumprir uma demanda, coloque as cartas na mesa e ofereça outra solução.

4- Faça perguntas

Aprenda a pedir ajuda e incentive sua equipe a fazer o mesmo. É preciso perder o medo de incomodar o cliente ou parecer despreparado por fazer todas as perguntas que forem necessárias.

Com as respostas em mãos, vocês prestarão um serviço de boa qualidade ao cliente, o que vai deixá-lo muito mais satisfeito. Por isso, sempre que uma demanda não ficar clara ou surgir alguma dúvida ao longo do caminho, você deve perguntar. Para o consumidor, para os colegas, para professores ou especialistas: o importante é conseguir as respostas!

5- Saiba negociar

Muitos prazos de entrega não são cumpridos porque foram mal estabelecidos. No momento de defini-los, os envolvidos não levaram em conta o tamanho real da demanda ou o grau de dificuldade da tarefa e estimaram menos tempo do que o necessário.

Esse tipo de situação é muito frustrante, tanto para você quanto para o cliente. Por isso, desenvolva formas de estimar o prazo ideal para um serviço.

Você pode padronizar alguns tipos de trabalho, por exemplo, registrando quanto tempo levou a última vez em que você conduziu uma reunião com sua equipe sobre um determinado cliente. Sempre que for fazer um orçamento para ele, será possível incluir esse tempo no planejamento do prazo de entrega de serviços. Faça isso com outras tarefas do dia a dia, principalmente aquelas que se repetem para todos ou vários consumidores.

6- Entenda seus limites

Assim como é preciso ter uma boa noção do seu rendimento, mais importante ainda é saber seus limites. Às vezes, em busca de mostrar produtividade e ganhar respeito, muitos colaboradores levam trabalho para casa, fazem horas extras e deixam de descansar para cumprir um prazo de entrega.

Se essa é uma realidade constante na sua empresa, é preciso repensar a forma como os prazos estão sendo definidos. Afinal, trabalhar até a exaustão pode prejudicar a qualidade do serviço.

Incentive que a sua equipe respeite os próprios limites de rendimento e faça o mesmo por você. Não aceite novos projetos se desconfiar que não conseguirá cumpri-los e não se desgaste para atender a um prazo. Assim, toda tarefa executada será feita em seu próprio tempo e sem correria!

7- Tenha bons hábitos

Após uma lista de dicas para melhorar o rendimento, o primeiro impulso é querer colocar tudo em prática imediatamente. Porém, mudar hábitos não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário.

Por isso, introduza cada uma dessas dicas aos poucos no dia a dia da empresa e na sua rotina também. Desse jeito, você não cria nenhum tipo de choque e faz a mudança de forma gradual. Continue cultivando bons hábitos diariamente e corrija os pontos problemáticos com planejamento e calma. 

 

Fonte: MasterMaq

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Entenda a importância do feedback do seu cliente

Por Gabriel Philipe Dia em Dicas

Mas a importância do feedback dos clientes vai ainda mais longe. Confira, a seguir, alguns motivos que vão deixar claro por que você tem que ficar de olho no retorno do consumidor.

Identificação do seu público

Para vender mais, é preciso saber exatamente o que o consumidor procura, e, para isso, é preciso, em primeiro lugar, conhecê-lo muito bem.

Receber feedback dos seus clientes vai te ajudar a identificar a que grupo eles pertencem, quais são seus gostos e preferências, seu poder de aquisição, sua localização geográfica, e assim por diante. Com esses dados em mãos, será possível direcionar seus serviços ou produtos cada vez mais de forma a dar ao cliente exatamente o que ele deseja.

Melhoria no atendimento

Não é só os produtos oferecidos nem os preços que influenciam as vendas. O modo como o comprador é atendido também tem muito poder sobre sua decisão de compra (seja em uma loja física ou em uma estrutura virtual, no caso de um e-commerce), e não há outra maneira de saber se a estrutura oferecida pelo seu negócio é boa o suficiente: é preciso perguntar ao cliente.

Somente o feedback do consumidor vai indicar se a sua equipe de vendas está realmente bem-treinada e se as páginas do seu e-commerce funcionam da maneira esperada, portanto, não hesite em solicitá-lo ao cliente e aprimorar seu atendimento nos pontos necessários.

Garantia de uma imagem positiva

Não pedir um feedback ao cliente não significa que ele não dirá sua opinião sobre os seus produtos ou serviços: pelo contrário, se você não se preocupar em pedi-la para garantir sua satisfação no pós-venda, ele pode expô-la com estardalhaço e prejudicar a imagem do seu empreendimento.

O que não falta são veículos para espalhar mensagens negativas sobre a sua loja: redes sociais, jornais, mensagens instantâneas e até sites específicos de reclamações sobre empresas que não souberam atender bem o cliente após a venda.

Logo, pedir o feedback do cliente é também prevenir escândalos desnecessários envolvendo a sua empresa.

Tendências de mercado

Todo empresário sabe que basear sua linha de serviços ou produtos em suposições sobre o mercado é um grande erro. Mas o que muitos deles se esquecem é que, além disso, é preciso considerar que o mercado está em constante mudança.

Nesse contexto, contar com um feedback do seu público vai te ajudar a prever o surgimento de novas tendências no mercado e a se adaptar às novas exigências do consumidor com antecedência, de forma a sair na frente da concorrência.

Como pedir o feedback

Você pode escolher como inserir o canal de feedback para sua empresa de acordo com seu tipo de loja. Se for uma loja online, por exemplo, saiba que não basta apenas se limitar ao 0800. É preciso fazer uma avaliação para conferir qual o melhor canal para atender seus clientes (e-mail, redes sociais, mensagens SMS, etc.).

Facilitar a comunicação entre empresa e consumidor é fundamental para a imagem positiva e aprimoramento constante dos serviços qualquer negócio. Sendo assim, além de contar com canais de diálogo com o consumidor, invista também em uma ferramenta de gestão de pesquisas de satisfação e fique de olho no que o seu cliente realmente quer!

Fonte:  satisfacaodeclientes.com

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Capacitação do empresário: como se tornar um empreendedor de sucesso

Por CDL/ACIBOM Dia em Dicas

Muitos empresários reconhecem a importância de investir em capacitação profissional e não poupam esforços para aprimorar os conhecimentos de sua equipe em prol do crescimento do negócio. Porém, acabam esquecendo de investir em treinamento para alguém muito importante: ele mesmo!

A capacitação do empresário é tão, ou mais importante que a de qualquer outro profissional. Um empreendedor que não se recicla e não busca conhecimento está fadado ao fracasso. Afinal, por mais qualificado que ele seja, o mercado está em constante mudança, assim como os consumidores, e é preciso se atualizar.

Ou seja, sai na frente o empresário que estiver bem preparado para aproveitar as oportunidades. Mas como se capacitar? Um empresário pode se capacitar de diversas maneiras.  Existem várias áreas que, se desenvolvidas, trarão muitos benefícios para a empresa. Confira algumas: 

Administração e Gestão de Pessoas

Procure conhecer novos – e mais eficientes - métodos e instrumentos para gerir os colaboradores e os incentivarem a alcançarem os melhores resultados na gestão da sua instituição.

Comunicação e Marketing

Apesar de ser imprescindível contar com profissionais de comunicação e marketing para um planejamento eficaz, o empreendedor deve ter algum conhecimento da área para, não só, se comunicará melhor, como ter uma noção maior de qual o melhor caminho para conduzir o empreendimento.

Gestão Financeira

Independente de qual o ramo de atuação, um empresário deve saber como gerir as finanças de seu negócio. É preciso sempre escolher a melhor estratégia para otimizar os gastos dos recursos para garantir saúde financeira da sua empresa, liquidez e até mesmo ampliação dos lucros sobre os investimentos

Confira algumas sugestões para começar a se capacitar agora mesmo:

HSM Experience

É uma plataforma de conhecimento exclusiva para empresários associados ao Sistema CNDL (cndl.org.br). Nela, o usuário terá acesso a conteúdos e cases dos melhores profissionais das áreas de gestão, vendas, liderança e muito mais.
São mais de 1.000 horas em vídeos, 2.500 artigos, palestras ao vivo com chat e fórum para troca de experiências. Clique aqui para saber mais! 

Sebrae

Desde 1972, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é referência na capacitação do empresário. A entidade tem como foco o estímulo ao empreendedorismo, atuando na capacitação dos empresários.

Para tal, o Sebrae oferece cursos online e presenciais, palestras, seminários, oficinas, além de um vasto banco com informações para o empreendedor. Acesse o site da instituição aqui! 

Endeavor

A Endeavor também oferece cursos – gratuitos! - online de diversas áreas para auxiliar e capacitar o empreendedor. Alguns, inclusive, em parceria com o Sebrae. Atualmente, são mais de 30 cursos, alguns de cura duração, disponíveis.  Acesse aqui o site da empresa para saber mais.

Meu sucesso

Por um valor mensal, você tem acesso a diversos cursos e materiais para aprimorar seus conhecimentos. Além disso, o site oferece acesso a uma plataforma, nos moldes do Netflix, com documentários sobre o ramo empresarial. Saiba mais clicando aqui! 

Dica de leitura

Além de cursos e palestras, todos os sites mencionados anteriormente possuem uma vasta biblioteca de conteúdo online, sempre atualizada, com publicações, livros virtuais, entre outros para auxiliar na capacitação do empresário. Não deixe de conferir!

Matéria Original: F-CDL

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O que todo gerente de loja deveria fazer!

Por CDL/ACIBOM Dia em Dicas

Todo mundo sabe da importância de um gerente de loja. O gerente permite que a empresa acelere seu crescimento sem depender do “olho do dono”. Desta forma, a empresa poderá expandir, abrir filiais e o dono ter mais tempo para questões estratégicas. Além disso, o gerente consegue estar mais perto do cliente, da equipe e da comunidade. Ele é a cara e a voz da loja para o mundo.

Diz um ditado, que a equipe sempre será a cara do líder, o que é verdade. Um gerente motivado, engajado e energizado terá como resultado uma equipe que gosta de desafios e que está sempre com sorriso no rosto. Um gerente burocrático, que gosta de rotina e sem flexibilidade, poderá acorrentar a equipe de tal forma que todos percam a motivação para as vendas. Mas o que de fato precisa ter um gerente de loja para ter sucesso e bons resultados?

Usando a metáfora das 7 grandes partes do ser humano, vou responder a esta pergunta de uma forma bem simples e didática. Imagine estas 7 grandes partes do ser humano: cabeça, coração, olhos, ouvidos, boca, mãos e pernas. Como o gerente deve usar cada uma?

Cabeça: o cérebro é responsável pelo nosso raciocínio lógico. O gerente deve usar esta parte para analisar relatórios, criar e analisar indicadores de vendas, avaliar o desempenho da equipe e criar estratégias comerciais para a loja. É com a cabeça também que ele deve lidar consigo mesmo. Usar a razão para tomar decisões ajudará muito a ser cada vez mais assertivo.

Coração: Se para lidar consigo mesmo o gerente de loja precisa usar a cabeça, para lidar com as outras pessoas ele precisa utilizar o coração. A equipe, os chefes, fornecedores, clientes e comunidade, todos os públicos estratégicos para o negócio são seres humanos. E para lidarmos com seres humanos, precisamos aprender a lidar com as emoções. Gerar empatia, colocar-se no lugar do outro. Sentir, perceber o que acontece com as pessoas, de tal forma que o líder perceba quando uma pessoa está desmotivada e conseguindo assim, evitar uma perda de resultado ou até mesmo um pedido de demissão.

Olhos: Está na visão o poder que o gerente de loja tem para detectar falhas que devem ser corrigidas. Detalhes na arrumação, exposição de produtos, aparência e postura da equipe, fachada e mais do que isto, é preciso ter uma visão sistêmica, conseguir enxergar as consequências das ações tomadas no presente, ter uma visão ampla do todo e não uma viseira míope que o impeça enxergar à frente e aos lados.

Fonte: F-CDL

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Dicas para contratar empregados temporários

Por CDL/ACIBOM Dia em Dicas

Chega o final do ano e o mercado se aquece cada vez mais, para suprir as necessidade a contratação de funcionários temporários é cada vez mais recorrente. Apesar de cada vez mais comum, esse tipo de contratação traz muitas dúvidas. Para não errar na hora de contratar empregados temporários, nós separamos algumas dicas para você, confira:

Contrate com quem sabe
Existem empresas especializadas que oferecem serviços de trabalho temporário, responsabilizando-se por recolocar funcionários qualificados no mercado. As vantagens deste serviço residem principalmente no trabalho de seleção, recrutamento e treinamento que estas empresas já fornecem, poupando tempo e esforço ao empreendedor que deseja contratar.

LEMBRE-SE: utilizar uma empresa especializada como intermediária do contrato é obrigatório. Se a contratação ocorrer de maneira direta entre o empregado e a empresa que irá utilizar seu serviço, o trabalhador será considerado funcionário efetivo do local e não provisório.

Integre a equipe
É importante receber e tratar os empregados temporários como qualquer outro empregado da sua empresa. Fazer com que os novos integrantes se sintam como parte do time promove a sintonia entre a equipe e motiva os empregados antigos.

Utilize a equipe fixa como apoio
A implementação de programas que transformem os funcionários regulares em mentores para os temporários é uma estratégia interessante e eficiente. Fazer com que os empregados mais experientes “adotem” os novos, dando-lhes poder para resolver eventuais problemas e orientar os mais novos, é uma excelente medida para promover a motivação da equipe.

Treinamento é fundamental
Treine com frequência e faça perguntas constantes para este trabalhador sobre os produtos vendidos, a missão e os valores do empreendimento. Assim, crie um processo para assegurar que os novos funcionários estão indo de encontro às necessidades do consumidor e construindo uma relação positiva com ele.

Fique atento aos direitos e deveres da contratação temporária
Uma regra específica deste tipo de contratação é que a empresa de trabalho temporário responsável deve ser registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. Neste sentido, é necessária a elaboração de dois contratos por escrito: um entre o empregado provisório e esta empresa de trabalho provisório e outro entre esta empresa e a aquela que for utilizar os serviços do trabalhador, ou seja, a contratante.

Outro ponto crucial é que o contrato do trabalhador temporário não poderá exceder três meses, podendo ser prorrogado excepcionalmente uma única vez, desde que a empresa obtenha autorização da Delegacia Regional do Trabalho.

Quando o assunto em pauta são os direitos trabalhistas do profissional contratado em regime temporário, saiba que eles são os mesmos de qualquer outro funcionário, incluindo o salário piso da categoria, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias proporcionais com o acréscimo de 1\3, décimo terceiro salário de acordo com o tempo de trabalho, vale-transporte e INSS. Estes empregados, no entanto, não têm os direitos do aviso prévio com o fim do contrato e da multa rescisória do FGTS.

Ciente de todos os direitos e deveres, o empreendedor já está apto para analisar se a modalidade de trabalho vale a pena para sua empresa. Em períodos específicos do ano, nos quais aumenta a demanda e a necessidade de complementar o quadro de funcionários, a contratação do empregado temporário é uma solução que beneficia contratantes e contratados. E então, vai contratar para as vendas do fim de 2017?

 

Fonte:  FCDL-MG

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