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Dicas de Marketing Digital: as 15 melhores para você aplicar em 2019

Por Nara Tavares Dia em Notícias

E isso vale para qualquer que seja o seu objetivo.

Seja para se posicionar, gerar leads, converter vendas ou aproximar a marca do público, não há como não priorizar as ações no meio digital.

Fazer marketing hoje passa, necessariamente, por esses canais.

É na internet que você encontra a sua persona, trabalha para ser notado e despertar nela o interesse pelas soluções que oferece.

Não que os canais offline não tenham valor, mas é inegável que o marketing digital para empreendedores, atualmente, é um conhecimento obrigatório.

E isso se dá tanto em razão da abrangência quanto do custo. Você atinge muito mais pessoas gastando menos.

Se ainda não se sente totalmente preparado para construir uma estratégia de sucesso, não se preocupe.

Neste artigo, reunimos as 15 melhores dicas de marketing digital para o seu negócio.

Ao colocá-las em prática, você terá uma espécie de guia para preparar, executar e avaliar suas ações.

É hora de potencializar os resultados de suas campanhas em sites, blogs e redes sociais.

Vamos nessa?

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que se vale de um meio digital, como a internet e celulares, para divulgação e comercialização de soluções ao público.

Embora por vezes resumido como o marketing para a internet, é importante entender que a estratégia vai muito além.

Obviamente, a principal característica é a de realização de ações online.

Tanto é assim que o uso do marketing digital começou justamente na década de 90, que foi quando a internet passou a ser utilizada de forma comercial no mundo.

Mas as suas próprias características acabam dando origem a outros diferenciais interessantes.

Por exemplo, de uma forma ainda não possível no marketing tradicional, as campanhas digitais são mais facilmente medidas e analisadas.

Isso permite entender em tempo real o que está ou não funcionando e, assim, promover os ajustes necessários em busca de um melhor ROI, o Retorno sobre o Investimento.

Benefícios do marketing digital

A invenção da internet e seu uso em massa abriram as portas para o marketing digital.

Mas foi a partir dos telefones inteligentes, os famosos smartphones, que empresas do mundo foto acordaram para uma nova realidade.

A forma como conversar com seu público mudou. E mudou para melhor.

O marketing digital está crescendo rapidamente em popularidade devido à sua eficácia em atingir e engajar clientes através de meios mais acessíveis a eles.

Na palma da mão, literalmente, o público tem infinitas possibilidades e, a partir daí, guia as suas escolhas.

Se você ainda é iniciante no assunto e está se perguntando quais são os reais benefícios do marketing digital para seu negócio, está no lugar certo.

Separamos as principais vantagens para você aceitar a necessidade de investir nessa estratégia hoje mesmo.

Confira!

Resultados mensuráveis

Através das ferramentas de marketing digital, você consegue ter em mãos relatórios sólidos e confiáveis.

Eles  mostram os resultados precisos sobre o desempenho das suas campanhas.

Por exemplo, quantas pessoas abriram seu e-mail ou clicaram em um link específico.

Flexibilidade

Os consumidores estão procurando por experiências mais personalizadas, o que não encontram no marketing tradicional, que tende a ser genérico por natureza.

O marketing digital é diferente.

Ele permite que você use os interesses e preferências de uma persona, que corresponde a um grupo de indivíduos que reúne as características do seu perfil ideal de cliente.

E isso torna possível adaptar a mensagem que eles recebem justamente ao que gostariam de receber.

Alcança um público maior

Uma vez que o marketing digital ocorre de forma online, ele é acessível a uma audiência em nível global.

Considerando que, com o marketing tradicional, você normalmente está limitado a uma área geográfica, o marketing digital permite atingir um público muito maior, o que se dá através de meios eficazes.

Fácil de otimizar

Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de ter vários relatórios com diferente métricas analisando o desempenho da sua campanha.

Dessa forma, se você notar algo que não está funcionando tão bem como gostaria, é fácil ajustá-lo.

Você pode tentar ações diferentes, medir qual delas funcionou melhor e selecionar essa opção como a principal tática para as próximas campanhas.

Melhores taxas de conversão

A conversão de um cliente online depende de apenas um clique.

Isso quer dizer que, ao invés de ele ter que pegar o telefone ou entrar em seu carro e dirigir até uma loja, pode clicar em seu e-mail, ser direcionado para o seu site e fazer uma compra.

Também pode aprender mais sobre seu negócio no conforto de sua casa.

É uma experiência semelhante a que você está fazendo agora, na busca por dicas de marketing digital.

15 dicas de marketing digital que todo empreendedor deve aplicar em 2018

Não há dúvidas de que a sua estratégia de marketing deve ser digital.

Se não integralmente, ao menos em grande parte dela.

Afinal, a concorrência já percebeu essa necessidade.

Segundo a pesquisa Content Trends 2017, 71% das empresas respondentes adotam o marketing de conteúdo, que é uma das formas possíveis de gerar autoridade e capturar leads.

A verdade é que consumidores e empresas estão quase sempre online.

Logo, você quer ser capaz de alcançá-los, observar seu comportamento e descobrir onde eles gastam mais tempo, concorda?

Então, aproveite esta lista com 15 dicas de marketing digital e elabore as suas ações para fazer seu negócio crescer de forma saudável.

1. Tenha sua persona bem definida

Antes de tudo, você precisa se perguntar: será que minhas ações estão direcionadas para as pessoas certas?

Tanto para as estratégias de marketing tradicional quanto para o marketing digital, você precisa saber com quem está dialogando.

As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em personalidades detalhadas do seu consumidor. Dessa forma, seu primeiro passo é criá-las.

As buyers personas representam o seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando, agendando e entrevistando o público-alvo do seu negócio.

Seu grupo de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes em potencial e pessoas fora do seu banco de dados, mas que se alinham com o público-alvo.

É importante notar que essa informação deve ser baseada em dados reais.

Fazer suposições pode levar sua estratégia de marketing à direção errada.

Informações como localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios devem ser levadas em consideração na construção de suas personas.

2. Construa sua presença online

Com a revolução dos micro-momentos, sua empresa precisa ter presença virtual forte para se manter ativa no mercado.

Como as pessoas tendem a pesquisar na internet produtos ou serviços antes mesmo de sair de casa, você necessita ser encontrado por elas.

Além de ter um site corporativo ou uma loja virtual, é interessante identificar as redes sociais que seus clientes mais utilizam e ter um página ativa nelas.

3. Tenha seu site sempre atualizado

Quando você ouve falar de um novo produto ou uma nova marca, uma das primeiras coisas que faz é pesquisar por ela na internet?

Esse já virou um hábito frequente para muitas pessoas.

Neste contexto, o site da sua empresa é a representação virtual do seu negócio ou loja física e, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com ele.

Por isso, ter um site com o conteúdo sempre atualizado é essencial para conseguir captar a atenção desse possível cliente.

Ao mesmo tempo, pode fazer com que ele navegue por mais páginas do site, a fim de conhecer mais sobre a empresa e criar uma identificação com ela.

4. Seja mobile first

Com os smartphones, podemos dizer que tivemos o início da era mobile.

Os consumidores estão cada vez mais tomando decisões e fazendo compras pelos próprios celulares.

Mas o que muitas empresas ainda não aprenderam é que a chave do sucesso para atingir esses consumidores é, justamente, proporcionar uma experiência de uso positiva para os dispositivos móveis.

Dessa forma, o primeiro passo é deixar o seu site com o design mais responsivo possível.

Esse cuidado permite a visualização adaptada a qualquer tamanho de tela.

Além disso, pensar em versões AMP das suas páginas é, cada vez mais, outra exigência.

Afinal, as pessoas tendem a abandonar uma página quando o carregamento dela leva tempo demais.

5. Faça um bom plano de marketing

Além de saber aonde se quer chegar, é preciso ter um planejamento detalhando as estratégias necessárias para isso.

Para que qualquer campanha seja bem-sucedida, um bom plano de marketing precisa estar por trás dela.

É ele que irá orientar a empresa para seguir pelo melhor caminho identificado através de pesquisas de mercado e outras ferramentas.

Lembrando que esse é um documento flexível, ou seja, é possível alterá-lo sempre que necessário ao notar que algo não está funcionando como desejado.

6. Tenha um blog

Segundo uma pesquisa do Hubspot, cerca de 53% dos profissionais de marketing dizem que a manutenção de um blog é a principal prioridade da suas estratégias de inbound marketing.

Ter um blog é fundamental para a melhor classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando mais tráfego.

Também é uma boa maneira de responder as dúvidas do seu público de forma natural, mostrando que sua empresa tem autoridade no assunto.

7. Produza conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade é a sua melhor aposta se deseja um crescimento sustentável.

Você pode fazer de tudo para levar as pessoas ao seu site, mas é um completo desperdício de tempo se não consegue mantê-las atraídas pelo que leem.

O Google segue aperfeiçoando seus algoritmos para melhorar a experiência dos visitantes.

E isso se reflete nos resultados que ele apresenta como sugestão às pesquisas feitas pelos usuários.

Ou seja, acaba forçando as empresas a criar conteúdo que envolva as pessoas para, assim, conseguirem uma boa classificação e serem encontradas na web.

8. Não esqueça do SEO

Este é um ponto um pouco mais técnico, mas nem por isso deve ser ignorado.

As boas práticas de SEO são um dos elementos que mais influenciam no tráfego orgânico.

Quando o assunto é SEO para postagens do seu blog, a otimização deve ser uma estratégia contínua.

E isso inclui:

Usar palavras-chave na URL da postagem
Usar palavras-chave de cauda longa ao longo do texto
Incluir material multimídia no seu conteúdo (fotos, diagramas, vídeos, etc.)
Incluir links com outros conteúdo relevante, do próprio blog ou de sites parceiros
Adicionar botões de compartilhamento social.

9. Invista em redes sociais

Hoje é difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos alguma rede social.

Por isso, ter o perfil nos canais mais utilizados por sua audiência é essencial para criar um vínculo com ela.

Isso possibilita a divulgação e viralização do conteúdo produzido e uma comunicação muito mais direta e humanizada entre a empresa e o cliente.

Só não vale deixar o cliente esperando muito tempo por uma resposta.

Além disso, com as ferramentas certas, você consegue monitorar o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e, assim, tentar reverter situações negativas.

10. E-mail marketing

Juntamente com as redes sociais, o e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os clientes.

Graças às ferramentas disponíveis no mercado, é possível personalizar a mensagem de tal forma a criar um sentimento de exclusividade para o cliente e estreitar a relação entre vocês.

Sem contar que o método é ótimo para divulgar novidades do blog através de newsletter, enviar ofertas exclusivas e nutrir os leads até o momento de conversão através da automação de marketing.

11. Venda benefícios, não produtos

Ao navegar na internet, o usuário não quer ser bombardeado por anúncios.

Não é a toa que existem ferramentas como o AdBlock para bloquear publicidades.

Por isso, sua abordagem deve ter um apelo bem menos comercial comercial.

Ou seja, o ideal é que deixe bem claro para o visitante os benefícios proporcionados pelo seu produto ou serviço.

Além disso, uma abordagem mais “amigável” ajuda na criação de um relacionamentomais duradouro com os clientes.

12. Conheça cada etapa do seu funil de vendas

Você conhece o funil de vendas do seu negócio?

Se ainda não conhece, está na hora de aprender mais sobre sua empresa.

O funil é uma ferramenta que facilita uma gestão inteligente das suas oportunidades de vendas.

Em termos de marketing digital, isso significa atrair mais pessoas que ainda não conhecem seu negócio através do seu conteúdo, trabalhar e nutrir esses prospects até o momento em que estejam prontos para efetuar a compra.

13. Não esqueça o CTA

CTA é a sigla para o termo em inglês Call-to-Action, que em tradução livre seria algo como Chamada para Ação.

E é justamente esse seu objetivo: incentivar o visitante a fazer uma determinada ação através de uma linguagem mais imperativa.

Pode ser o download de um e-book ou a solicitação de um teste gratuito, por exemplo.

Você pode trabalhá-los tanto na forma de botões como links no decorrer do próprio conteúdo.

Nossa dica é a aplicação de testes A/B para identificar variações desses CTAs que podem gerar mais resultados.

14. Calcule o ROI

Como já dito, uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de suas campanhas com precisão.

Com os dados em mãos, é possível calcular o ROI de cada ação e descobrir, por exemplo, o custo de cada lead ou de cada conversão.

Por isso, reserve um tempo para analisar suas estratégias e calcular se o investimento está realmente gerando os resultados desejados.

Dessa forma, você consegue manter um crescimento estável e evita prejuízos.

15. Performance: quanto mais rápido, melhor

Invista em otimizações do seu site para melhorar a performance.

A taxa de rejeição de páginas que demoram muito tempo para carregar costuma ser alta.

Para reduzir esse indicador, tente usar o mínimo de imagens possível.

Elas influenciam bastante no carregamento da página.

Além disso, o design responsivo também contribui positivamente.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Até aqui, você viu que toda estratégia de marketing digital começa a dar certo ao gerar leads, certo?

Mas como isso será feito?

É simples: não importa a ação, é preciso caprichar na landing page.

Isso aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

E, para essa tarefa, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Confira só os três passos básicos para criar a sua:

Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.
Customize a página: após a escolha, edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu uma relação das melhores dicas de marketing digital para construir a sua estratégia.

Como foi possível perceber, propor campanhas em canais online é imprescindível para ser visto, lembrado, gerar leads e conquistar vendas.

Seu cliente está na internet. O que está esperando para iniciar a interação com ele?

Não esqueça de contar com o Klickpages para qualificar ainda mais seus resultados.

Nossa ferramenta oferece um atalho para o seu sucesso.

 

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Fonte: klickpages

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8 dicas para realizar um desligamento

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

 

mudança de estratégia por parte da empresa. Em todo caso, acredito ser unânime entre gestores: fazer o desligamento de um funcionário é uma tarefa desagradável e desconfortável, independente do motivo. Apesar de ser difícil, todo gestor, um dia passará por ele. Mas é possível se organizar para conduzi-lo de forma responsável, com práticas que possam amenizar os impactos deste processo. Para isso, é preciso ter clareza sobre os motivos do desligamento. E também estar atento aos processos burocráticos que envolvem a rescisão do contrato de trabalho. Em qualquer situação que leve ao desligamento de um funcionário, há muito aprendizado para a empresa.

Para aproveitar ao máximo esse aprendizado, é preciso tomar alguns cuidados. Isto vai ajudar a manter a integridade do funcionário que é desligado. E também preservará a empresa, diante dos colaboradores que permanecem nela. Para que isso seja possível, é preciso que haja na empresa um ambiente de comunicação transparente. Nele é preciso que todos os colaboradores conheçam seus deveres e responsabilidades. Também é necessário que saibam exatamente o que a empresa espera do seu desempenho. Ou seja, é imprescindível um processo transparente de comunicação que contribui de maneira substancial para um bom clima organizacional.

Ficou curioso? Acompanhe as dicas para realizar o desligamento de forma adequada e responsável.

1. Ofereça oportunidades de melhoria

Se o desligamento será realizado por falta de resultados, é preciso fazer algumas avaliações antes de conduzir o desligamento. Avalie se houve oportunidades de melhoria. E se as expectativas sobre os resultados esperados foram informadas de maneira clara. Se depois disso o funcionário não conseguiu se adequar, ai sim, é hora de realizar o desligamento.

2. Esteja preparado

O momento do anúncio da demissão vai ficar na memória dessa pessoa por um bom tempo. Você quer que seja o menos traumático possível. Para isso, seja claro, direto e respeitoso. Além disso, é importante informar por escrito. Caso a demissão não seja esperada pelo funcionário, por exemplo, ele pode ficar confuso sobre os detalhes como: forma de recebimento do último salário, aviso prévio, entre outras questões.

3. Faça você mesmo

Essa é uma tarefa que não dá para terceirizar, ou seja, se você é o superior imediato, terá de fazer este comunicado ao funcionário. Seja direto e breve em seu discurso sem perder a calma. Afinal, a decisão já foi tomada.

Faça o desligamento em local tranquilo, onde se tenha privacidade evitando assim constranger o profissional. Esteja preparado para possíveis reações emocionais do funcionário pois esse é um momento delicado para ele. O mais importante é agir com humanidade sem levar para o lado pessoal.

4. Evite constrangimentos

Quando a decisão pelo desligamento estiver tomada cuide para que essa informação seja tratada com sigilo. É de extremamente importante que a equipe não fique sabendo antes do colaborador que será desligado. Por isso todo cuidado com essa informação ainda será pouco.

5. Planeje o melhor momento

Segunda, quarta ou sexta-feira? Não existe melhor dia para demitir alguém. O ideal é pensar a forma como se quer conduzir o processo e o que se espera dele e planejar. Demitir na sexta pode tornar a partida menos dramática. Mas com isso, o ex-funcionário pode passar o fim de semana remoendo a situação.

O melhor é realizar o desligamento no início da semana e no início do dia, assim ele terá tempo para cuidar dos assuntos burocráticos relacionados ao desligamento, pensar em outras alternativas, fazer contatos, ou seja, tempo para que a pessoa reaja rapidamente. Uma outra dica é, se for possível, evite realizar o desligamento logo após o funcionário retornar das férias.

6. Haja com transparência

O profissional pode perguntar os motivos do desligamento. Como você se preparou para a conversa, saberá explicar de forma breve, tranquila e com muita calma. Um desligamento transparente fará com o colaborador entenda a situação. Seguindo essa postura, informe ao profissional o passo a passo dos seus direitos e os prazos para recebimento de suas verbas rescisórias. 

7. Compartilhe a informação

Após a demissão, reúna a equipe e comunique o ocorrido. Isso evita fofocas e perda de motivação. Certifique-se de que a demissão ocorrida seja compreendida e considerada justa por todos. Aproveite o momento e alinhe com todos o que a empresa espera dos colaboradores, de forma rápida e direta. Esta também é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a expectativa da empresa o que gera diálogos positivos. Agindo assim você estará contribuindo para melhoria no processo de comunicação da empresa.

8. Aprenda com o desligamento

Reflita sobre o motivo da demissão, pois ele está repleto de oportunidades de melhoria de processos e de políticas da sua empresa. Avalie e faça as mudanças necessárias que garantam uma contratação eficaz, capacitação constante e feedbacks sobre o desempenho.

As consequências de um processo de desligamento, que não foi conduzido de forma adequada, são grandes e podem abalar a estrutura da empresa. O funcionário pode ficar ressentido com a empresa, pela forma como foi tratado e, acabar levando a mesma na Justiça, seja por motivos verdadeiros ou falsos. E isso acaba tomando tempo e desviando energia para algo que poderia ser evitado.

É evidente que o processo de desligamento é muito importante para a empresa. Sendo conduzido de forma responsável, ele representa o fim de um ciclo tanto para o negócio quanto para o funcionário dispensado. Ele também diz muito sobre a forma de liderança que você implementa. A condução adequada do processo de desligamento é uma forma de manter a integridade do clima da empresa. Por isso, fique de olho nestas orientações e use cada uma delas, sempre que necessário. Com isso, você estará contribuindo para o processo de profissionalização na gestão de pessoas do seu negócio. E não se esqueça! Gestão de pessoas deve estar sempre alinhada à estratégia do negócio!

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Fonte: Sebrae MG

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A avaliação de desempenho como um hábito na empresa

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Opiniões de especialistas são categóricas ao dizer que uma boa avaliação de desempenho não aponta somente o que já passou. Mas indica o que a empresa espera para os próximos anos. Por isso é importante que esta avaliação se torne recorrente, quase que um hábito.

O primeiro passo é deixar de lado os conceitos pré-estabelecidos. Por exemplo o de que a avaliação de desempenho é, por tradição, temida tanto pelos gestores quanto pelos seus funcionários.

O que significa uma avaliação de desempenho?

Para começar a desvendar esse mistério, temos que o desempenho nos dá a ideia de competência somada a resultado. E que, de forma reduzida, nos diz respeito às atitudes, habilidades e conhecimentos aplicados a uma tarefa. Isto acrescido da responsabilidade e zelo com que foi desempenhada, gerando assim o resultado. Ou, para muitos, o cumprimento de uma meta.

Ao avaliar o desempenho, o gestor mensura se os resultados estão sendo alcançados. E também o grau de qualidade para seu atingimento. Ou seja, todos esses fatores importam. Pois não basta cumprir uma meta ou alcançar um resultado. É preciso estar atento quanto à excelência.

Vale lembrar que à empresa cabe a tarefa de estabelecer paradigmas aplicáveis à maioria das pessoas. E assim, deixar acessível e claras as regras e possibilidades de avaliação de desempenho.

E quando esta reflexão parte do empregado, os resultados podem ser bem engajadores. Pois o hábito de avaliar seu desempenho promove o autoconhecimento. Assim como o aprimorando da percepção profissional, a análise das necessidades de treinamentos e suas potencialidades para alcançar resultados.

Gestor x empresa

Mas se esta reflexão parte do gestor ou da empresa?

Os benefícios são de igual relevância, já que possibilitam ações mais assertivas. Isso vale tanto nas orientações quanto nos relacionamentos com sua equipe, parceiros ou fornecedores, facilitando assim a evolução da organização.

Cabe ao gestor corrigir o trabalho sempre que necessário. E também detectar o momento propício às ações que visem aperfeiçoar o desempenho. Quer seja em um lançamento de produtos e promoções. Ou em nos casos de recolocações e outras medidas de RH que visem alcançar maior fluidez da equipe. E o conhecimento adquirido nas avaliações de desempenho é crucial nesta fase.

Equipes mais fortes

Você sabia que a avaliação de desempenho ajuda a conquistar equipes mais fortes?

É verdade. Conhecer um pouco mais seus funcionários e a postura profissional deles auxilia na montagem de equipes mais fortes. Isso dá uma visão das habilidades que se complementam. Lembrando que uma equipe de trabalho bem construída pode trazer resultados expressivos para as empresas.

Por isso promova o hábito de passar o desempenho a limpo. Esta ação pode mudar, de forma definitiva, a produtividade e as relações de trabalho.

E aos empregados fica um lembrete: não saia de reuniões e encontros de sua empresa sem respostas para questões práticas. Por exemplo: “Quais conhecimentos e habilidades necessito adquirir para minhas tarefas?” “Que atitudes necessito mudar?” e, “Quais minhas possibilidades de crescimento?”

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Fonte: Sebrae MG

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Contratação: os segredos da pós-seleção

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Muitas empresas se preocupam muito com o processo de contratação de funcionários, mas não dão a devida importância ao período pós-seleção ou período em que o empregado está em experiência. Esse momento é tão ou mais impactante para o sucesso da contratação que a seleção em si. Afinal, é quando atitude e técnica do novo colaborador podem ser observados e aprimorados.

O trabalho da contratação

Você se lembra de como é complexo contratar? O processo inclui procedimentos legais e contábeis que alcançam uma lista enorme de tarefas, documentos, fichas a serem preenchidas, exames médicos, cadastros etc. São dias trabalhando no aspecto legal para chegada desse novo funcionário ao quadro.

Que tal fazer todo esse investimento valer a pena? Porque se não houver um acompanhamento eficaz desse empregado, grandes são as chances de que ele não permaneça na empresa. Seja por opção própria ou da sua equipe. O que recomendo é o investimento no processo que estou chamando de pós-seleção. Organize esse processo e aumente as possibilidades de sucesso na formação da equipe. Veja como:

Apresente a empresa aos novatos

Se a sua empresa tem um profissional responsável por essa área, reveja com ele quais são as práticas aplicadas nesse período, que normalmente são de 90 dias. Dentro dessa revisão, tome os seguintes cuidados:

  • Defina quem vai receber esse novo empregado, mesmo se ele vier através de um processo de uma empresa terceirizada. Essa pessoa apresentará a empresa, os benefícios, direitos e obrigações legais, informará sobre as regras, o regulamento, horários etc.
  • Capacite essa pessoa. Há grande importância em preparar um profissional para que ele esteja apto a receber novos funcionários, favorecendo a inserção e integração do novato à empresa. Investindo na capacitação desse funcionário, você o valoriza e ganha um forte aliado no período de adaptação, o que aumenta seu sucesso em contratações.
  • Escolha alguém (você ou a pessoa responsável pelo treinamento) para contar uma breve história da empresa e de como ela chegou até aqui.
  • Logo no primeiro dia, certifique-se de que esse colaborador saiba o que se espera dele em termos de desempenho de função.
  • Você e o encarregado pela apresentação da empresa devem escolher quem será o responsável pelo apoio, acompanhamento e condução do treinamento.
  • Garanta que o novato seja apresentado à toda a equipe em sua primeira semana. Essa interação faz com que os ruídos de comunicação, a incerteza do grupo e a rejeição ao novato diminuam consideravelmente.

Não perca o novato de vista

  • As regras devem ser estabelecidas de maneira clara e objetiva logo na recepção do novo contratado. Isso feito, crie formas de acompanhar o desenvolvimento das tarefas e as interações do seu novo talento.
  • Converse com a equipe, caso ele seja inserido numa, e dê feedbacks. Tanto para ele quanto para o time. Faça dessa contratação um motivo a mais para estar perto de todos, mostrando suas impressões e liderando os profissionais.
  • Peça e ouça os feedbacks do novo colaborador e dos profissionais diretamente ligados a ele.
  • Tenha um formulário de avaliação do período de experiência. Encontramos esse tipo de documento disponível em páginas na web dedicadas ao assunto. Busque um que se adeque à sua empresa ou crie o seu próprio. Com um pouquinho de pesquisa e boa vontade você encontra bons materiais de apoio.
  • Para melhor uso desse controle, anote a data inicial do contrato de trabalho e estabeleça prazos para avaliação. Dependendo do seu negócio uma avaliação de 30 em 30 dias é suficiente. Esse acompanhamento também permite que você não perca o prazo de rescisão de contrato de experiência, caso seja necessário o desligamento.

Com esses cuidados e uma comunicação clara e objetiva aumentamos consideravelmente a chance de um processo de seleção obter índices satisfatórios de permanência. E da sua equipe estar diretamente envolvida no sucesso do seu negócio!

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7 dicas para fazer seu tempo render e aumentar a produtividade

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Lidar com trabalho, estudo, família, saúde e tantas outras atividades pode deixar os empreendedores sobrecarregados, gerando estresse e baixa produtividade. Os desafios são dobrados para aqueles que, além de ter o próprio negócio, ainda trabalham em alguma empresa formal ou desempenham outras ocupações.

Além de lidar com clientes e fornecedores, os empreendedores precisam tomar diversas decisões enquanto gerenciam funcionários, organizam questões financeiras, definem estratégias de marketing e muito mais. Nesse mundo empresarial onde exercer multitarefas é questão de sobrevivência, organização é a palavra-chave para fazer o tempo render. Afinal, o dia tem 24 horas para todos, e saber aproveitar cada minuto é um grande fator de sucesso no mercado e na vida pessoal.

Por isso, é essencial aprender a priorizar atividades e gerenciar bem o tempo. Um problema muito comum entre empreendedores, por exemplo, é o excesso de reuniões que duram horas e tratam de assuntos que poderiam ser resolvidos por e-mail. A caixa de mensagens, aliás, quando mal gerenciada, pode acabar roubando muito tempo dos profissionais, exigindo o controle e avaliação adequada do grau de urgência das demandas recebidas. 

Selecionamos algumas dicas e ferramentas para auxiliar os empreendedores a organizar a rotina, aumentar a produtividade e fazer o tempo render. Confira!

Como fazer o tempo render e aumentar a produtividade?

Existem diversos mitos sobre produtividade. Entre eles, estão as frases: “para ser produtivo é preciso dormir menos”, “para ter maior produtividade é preciso trabalhar incansavelmente” ou ainda “é mais produtivo quem entrega o maior número de projetos em menos tempo”. Todas essas ideias podem até gerar alguns resultados positivos, como ampliar o número de entregas em determinado período. Porém, a longo prazo, outras áreas da vida do profissional podem ser afetadas, como a saúde e a família, sem falar que a qualidade do trabalho entregue e a motivação do profissional podem cair. 

Na verdade, produtividade trata-se de aproveitar o tempo da melhor forma e está muito mais relacionada à priorização e recusa de algumas tarefas do que com a realização de inúmeros projetos ao mesmo tempo. Os empreendedores, principalmente os microempreendedores individuais, tendem a centralizar as diferentes demandas do negócio. Dessa forma, ficam totalmente sobrecarregados e com a impressão de que precisam trabalhar cada vez mais para dar conta de tudo, ou pior, que não dão conta e que devem desistir dos seus sonhos. 

Por isso, um dos primeiros passos para aumentar a produtividade é compreender que, para fazer o tempo render, é preciso aprender a priorizar, delegar e negar algumas atividades. Com isso, os profissionais podem se concentrar naquilo que realmente importa, entregando serviços com maior qualidade e também velocidade, uma vez que estão focados no desenvolvimento de projetos específicos.

A seguir, listamos outras 7 dicas práticas para auxiliar os empreendedores a aumentar a produtividade.

1) Use a tecnologia

Existem inúmeros aplicativos e ferramentas digitais gratuitas que podem auxiliar os empreendedores a organizar suas tarefas, lembrar dos seus compromissos e promover uma melhor gestão do tempo, tais como:

  • Trello – organização de projetos com cards e listas;
  • Asana – gestão de equipes e projetos;
  • Pomodoro – gestão do tempo;
  • Agenda Google – organização de tarefas e agendamento de compromissos:
  • Todoist – priorização de atividades e controle de demandas.

Todas essas ferramentas podem ser utilizadas em dispositivos móveis, ampliando o controle do tempo e das atividades a serem realizadas no dia a dia.

2) Tenha reuniões curtas

Anteriormente, falamos como algumas reuniões podem ser totalmente improdutivas. Além de recusar reuniões desnecessárias, para otimizar o tempo e aumentar a eficiência desse tipo de compromisso, é essencial definir uma pauta prévia, pesquisar sobre o tema e preparar algumas perguntas aos envolvidos. Isso garantirá que os objetivos da reunião sejam alcançados. Fique atento também ao tempo máximo previsto, que não deve ser ultrapassado. Indique aos demais participantes que você tem outros compromissos após a reunião. 

Outra dica é instituir a realização de reuniões curtas, e até mesmo em pé, o que irá fazer com que as pessoas sejam mais diretas e objetivas.  

3) Planeje só 70% do dia

A falta de planejamento das atividades que devem ser realizadas pelo empreendedor pode ser uma grande cilada. Muitos profissionais acabam vivendo um dia de cada vez, sem ter uma visão adequada de suas demandas, resolvendo questões mais urgentes e deixando de lado outras tarefas (que logo viram questões urgentes). Esse comportamento reativo pode diminuir a produtividade dos profissionais, uma vez que algumas atividades que também são importantes acabam ficando de lado. Além disso, o senso de urgência e o estresse podem afetar a qualidade dos serviços e projetos realizados de última hora.

Por isso, é essencial realizar um planejamento diário, semanal, mensal e anual. Esse planejamento deve conter as atividades a serem realizadas, as prioridades, metas e objetivos do empreender – que deve ser realista na sua capacidade para resolver e realizar cada tarefa, deixando um tempo vago para os imprevistos. 

Lembre-se: o planejamento permite gerenciar o tempo e realizar as atividades que são mais importantes para o empreendedor a curto e longo prazo.

4) Evite distrações

A habilidade de se concentrar em uma tarefa mesmo com as interferências do ambiente não é para qualquer um. Há um universo de distrações nos sites, redes sociais, grupos de trocas de mensagens, notícias de última hora… e tudo isso sem nem mesmo sair do lugar, usando apenas um dispositivo móvel. Em ambientes conjuntos de trabalho, é importante usar alguns recursos para evitar conversas paralelas em momentos inadequados. Além do famoso fone de ouvido, uma boa saída é utilizar o Pomodoro. 

É uma técnica que auxilia a manter a concentração total em uma única atividade por 25 minutos. Após o período, é possível fazer uma pequena pausa de 5 minutos para ir ao banheiro ou trocar uma rápida conversa com outro colaborador. Se houver interrupções durante os 25 minutos, indique ao seu colega que está terminando uma atividade importante, e que em poucos minutos fará uma pausa.

5) Desprenda-se do e-mail

O acompanhamento da caixa de e-mails durante o dia pode diminuir a produtividade e tirar o foco do trabalho. Por isso, selecione dois ou três momentos do dia para ler e responder os e-mails, como no início da manhã e no final da tarde. Responda fora do horário, apenas as mensagens realmente urgentes. Lembre-se também de desativar os e-mails publicitários que não tem interesse e que acabam enchendo a sua caixa de mensagens. 

Ao escrever e-mails, tente ser o mais objetivo possível e utilizar tópicos que facilitam a leitura.

6) Tenha horários para certas tarefas

Ao planejar as tarefas do dia é essencial separar um tempo para organizar as tarefas a serem realizadas, otimizando ao máximo o tempo para produção e desenvolvimento dos projetos. Na prática, é como fazer um bolo. Nunca comece uma receita sem antes verificar se tem todos os ingredientes. 

Separe também um tempo ao final de cada semana para avaliar o andamento dos projetos, as atividades realizadas e as demandas para próxima semana. Isso evitará que você fique pensando no trabalho durante o período de descanso.

7) Limite os assuntos e rejeite compromissos desnecessários

Assim como indicado anteriormente, tanto para reuniões quanto para qualquer outro tipo de compromisso, é essencial avaliar a necessidade e o objetivo do encontro. Se forem temas que podem ser resolvidos por telefone, e-mail ou até mesmo delegados para outra pessoa resolver, rejeite a reunião presencial. 

Lembre-se que essas escolhas irão permitir que você tenha mais tempo para outras atividades. 

Esperamos que essas dicas possam auxiliar os empreendedores a otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Para saber mais sobre o tema e várias outras dicas práticas, recomendamos a leitura do livro Trabalho organizado da autora Thaís Godinho. 

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Fonte: Sebrae SC

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10 livros essenciais para mulheres empreendedoras

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Para ter sucesso, as empreendedoras precisam aprimorar pontos que acabam impactando no seu tempo de permanência no mercado. Os desafios são os mesmos para quem quer empreender: além de garra e dedicação, é preciso se especializar cada vez mais.

Pensando nisso, preparamos uma lista de livros que ajudam as mulheres a empreender. Aproveite a leitura!

Leituras para mulheres empreendedoras

1. O Poder do Hábito

Tornar-se dona do próprio negócio exige mudanças na rotina. É necessário ter persistência para enfrentar tantas novidades. E, mesmo quando o negócio começa a crescer e dar lucro, ainda é preciso muita força de vontade para mantê-lo.

O livro o Poder do Hábito, de Charles Duhigg, ensina como desenvolver um novo costume. O aprendizado contribui para que você crie atitudes necessárias para o crescimento do negócio.

2. A Mágica da Arrumação

Este livro realmente transforma vidas. Seguindo a premissa de "quem arruma a casa, arruma a vida", a especialista em arrumação Marie Kondo ensina técnicas simples para manter o seu lar funcionando de maneira organizada.

Embora as dicas priorizem a organização do ambiente doméstico, os conhecimentos que a autora ensina sobre priorização, seletividade e minimalismo podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio, ajudando a organizá-lo.

3. Beleza Natural

Embora o mundo dos negócios seja visto como extremamente competitivo e predominantemente masculino, os empreendimentos mais sólidos, antigos e prósperos vêm do universo da beleza feminina.

Muitas mulheres empreendedoras decidiram investir nesse segmento e, mesmo sendo bem-sucedidas, muitas vezes, não se veem como empresárias ou não acreditam que possuem negócios estruturados.

Em síntese, o livro Beleza Natural, de Liana Melo, conta a história da cabeleireira Zica de Assis. Ex-lavadeira, ela estudou, especializou-se em cabelos afro e, em parceria com a sócia, criou um salão na Baixada Fluminense.

Seu salão inovador tornou-se uma das maiores empresas do país. A obra traz não só uma lição de força, determinação e coragem, mas de autoestima e liderança para as mulheres empreendedoras.

4. Eu mereço ter dinheiro

Um grande desafio para as empreendedoras é saber cuidar do dinheiro, ou seja, fazer controles financeiros. Separar finanças pessoais das empresariais, poupar e até mesmo investir acaba sendo crucial para o sucesso de qualquer negócio.

Reinaldo Domingos ensina como identificar suas necessidades, reconhecer e mudar a sua relação com o dinheiro. Excelente leitura para quem precisa melhorar o controle financeiro do próprio negócio.

5. Sonho Grande

O livro conta a história de três dos maiores empresários do país: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Saber como foi criada a Ambev e sobre outras negociações milionárias — como a compra das Lojas Americanas —, é inspirador.

No entanto, por trás dessa biografia não-autorizada de Lemann e seus sócios, temos uma lição ainda mais inspiradora. A jornalista Cristiane Correa, autora do best-seller oferece uma aula prática sobre foco, determinação e sonhos. Vale a pena a leitura!

6. O Milagre da Manhã

Antes de mais nada, a vida de uma empreendedora não é fácil. A sensação é de que precisamos de um dia com o dobro de horas para fazer tudo.

Por outro lado, e se você pudesse, no mesmo dia, fazer exercícios, colocar a leitura em dia e ainda meditar, sem prejudicar as suas atividades normais?

É isso o que ensina Hal Elrod no livro o Milagre da Manhã. Por meio de um método simples e organizado, é possível criar uma rotina de atividades que darão um novo sentido ao seu dia a dia.

A leitura é ideal para quem acredita não ter tempo para se desenvolver, principalmente por causa do negócio ou da família.

7. As Armas da Persuasão

Por que fazemos as coisas de determinada maneira? Depois de anos estudando o comportamento humano, o autor Robert Cialdini reuniu neste livro, de relevância mundial, o que chama de “armas da persuasão”.

Ele descobriu que existem verdadeiros gatilhos que levam pessoas a ter determinadas reações diante de estímulos. Isso permite vender mais utilizando os gatilhos certos e se proteger de artimanhas do marketing.

De antemão, o livro é leitura obrigatória para quem lida diretamente com clientes ou cuida da comunicação da empresa.

8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro escrito em 1937 e que trata das relações humanas, segue extremamente atual.

A princípio, são conselhos e estratégias de Dale Carnegie para ascender na carreira e nos negócios, fazendo com que as pessoas gostem de você e do seu trabalho. Desse modo, será mais fácil construir novas relações e, é claro, novas parcerias de negócios.

9. Bilionários

Um fato comum a todo empresário é o desejo de que seu negócio prospere. Mas você já se imaginou bilionária? O que você faria se tivesse um bilhão de dólares?

Se sua resposta tem algo a ver com continuar trabalhando, este livro é para você. De maneira leve, Ricardo Geromel nos informa e inspira sobre a vida dos mais bem-sucedidos empresários do mundo.

10. A Bíblia de Vendas

Sabemos antecipadamente que nenhum negócio sobrevive sem vendas. Você pode ter um ótimo produto ou serviço, um segmento de mercado cheio de potenciais consumidores e pouca concorrência, mas se não souber vender, não crescerá.

Por isso, fechamos esta lista de livros com uma leitura essencial para toda empreendedora que deseja impulsionar seu negócio.

A Bíblia de Vendas traz os “mandamentos do sucesso” para você vender mais e melhor.  Além disso, as dicas ajudam a estabelecer relações duradouras e manter vivo o seu sonho de empreender.

Cada vez mais mulheres enfrentam o desafio de empreender. Sabemos que sem planejamento e informação fica mais difícil chegar lá. Por isso, esperamos inspirar você a se capacitar cada vez mais. Saiba tirar proveito do momento e prepare-se para o sucesso pessoal e profissional.

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Fonte: Sebrae MG com Você

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