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WhatsApp marketing para negócios

Por Gabriel Philipe Dia em Capacitações

Essa tendência de dinamismo se consolidou ainda mais no início de 2018. Naquele ano, foi lançada a versão para micro e pequenas empresas do aplicativo, o WhatsApp Business. Ele oferece recursos para que empreendedores utilizem o canal para impulsionar o negócio e se relacionarem de maneira mais próxima com os clientes.

É possível que você, empreendedor, já conheça bastante a ferramenta, assim como outros canais de atendimento e relacionamento. O Brasil ocupa lugar de destaque com mais 120 milhões de usuários ativos. Também por isso, é fundamental que os negócios se preparem para aproveitarem as oportunidades que o WhatsApp oferece.

O aplicativo é gratuito e está disponível, no Brasil, apenas para celulares que operam com sistema operacional Android. Em fevereiro de 2019, a Apple divulgou que a versão para IOS já estava sendo testada em versão Beta. Portanto, possivelmente, estará disponível em pouco tempo para os usuários que utilizam os dispositivos da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar alguns pontos relevantes sobre o uso do aplicativo, que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Acompanhe!

Recursos do WhatsApp Business

A interface da versão corporativa do aplicativo é bastante parecida com a comum, composta também por opções semelhantes como a lista de transmissão, status, grupos e versão web para desktop. Além desses elementos, há recursos adicionais que a ferramenta disponibiliza na versão Business. Confira quais são:

  • Perfil empresarial: o empreendedor pode criar um perfil comercial com a descrição do negócio. Além disso pode incluir informações sobre produtos e serviços, endereço do site e de e-mail, além do telefone, facilitando e agilizando o contato.
  • Mensagens automatizadas: o aplicativo permite editar mensagens padrões. Estas por sua vez podem ser usadas em situações de ausência, saudação ou para responder as perguntas mais frequentes dos clientes.
  • Estatísticas: você pode analisar, por meio de métricas, o número de mensagens enviadas, entregues e lidas. Com isso, é possível identificar o engajamento dos seus contatos, medindo os retornos e avaliando os feedbacks recebidos.
  • Etiquetas: é possível organizar e classificar suas conversas com etiquetas disponíveis, para que sejam encontrados mais rapidamente. Cada etiqueta pode identificar um perfil de cliente, por exemplo: clientes com proposta encaminhada, clientes em pós-venda etc.

Agora que você já conhece os recursos disponíveis, vamos ver como usá-los. A forma de uso vale para iniciar ou melhorar a atuação com marketing via WhatsApp.

WhatsApp marketing é coisa séria

Apesar da facilidade e das novas e inúmeras possibilidades, o planejamento segue como um ponto fundamental da gestão dos negócios. Isso vale especialmente para os que pretendem se relacionar com clientes e fazerem vendas via WhatsApp.

Nessa jornada, cada detalhe deve ser observado para que a experiência seja positiva em cada ponto de contato entre marca e consumidores.

Relacionamento com o cliente

Quando você pensa em relacionamento com seus clientes, uma das opções oferecidas pelo Whatsapp Business para facilitar esse ponto é o recurso de automação. Ele pode ser usado para enviar mensagens pré-programadas, que serão encaminhadas de acordo com as regras que você estipular. Veja alguns exemplos:

  • Ausência: você pode determinar um horário de funcionamento no perfil do aplicativo.  Assim, o cliente será informado sobre o momento em que você estará disponível. Isso será ativado caso alguém envie mensagens fora do horário estipulado.
  • Saudação: outra possibilidade é você gravar uma mensagem de boas-vindas. Inclusive ela pode ser usada no primeiro contato do cliente com a empresa.
  • Respostas rápidas: o aplicativo também possui a opção de criar respostas rápidas. Elas permitem responder as mensagens mais recorrentes, como, por exemplo, agradecimento e despedida, dentre outras.

Estes recursos podem dar mais agilidade e profissionalismo aos seus contatos. Por isso, devem ser personalizados de acordo com seu negócio. E também segundo o comportamento do seu público durante a interação com sua marca.

Pós-Venda

Você também pode usar as ações de marketing no WhatsApp para melhorar o suporte e a retenção de clientes. É comum os produtos e serviços oferecidos pela empresa apresentarem algum problema. No entanto, isso não significa que falta qualidade.

Entretanto, o que vai determinar a satisfação dos clientes, nestes casos? A resposta é a velocidade com que você realiza o atendimento e resolve suas dificuldades. Os consumidores esperam um modo de comunicação rápido e direto, com respostas, preferencialmente, imediatas.

Nesse sentido, o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks — tudo de forma prática e acessível.

Divulgação de produtos e serviços

Uma das mais importantes ações de marketing no WhatsApp, que você pode colocar em prática, está relacionada com suas vendas.

E, neste contexto, o recurso de etiquetas, oferecido pelo aplicativo, é extremamente útil. Ele permite utilizar as informações das pessoas que entram em contato com a empresa para criar um plano de vendas, divulgando seus produtos e serviços.

Nesse contexto, você pode segmentar seus clientes e contatos. Assim, você poderá divulgar opções de produtos e serviços adequados a cada perfil. Inclusive, você pode utilizar o recurso etiqueta para facilitar e elabore um plano de vendas para cada categoria.

Por exemplo, você pode criar etiquetas para organizar seus contatos, suas conversas por estágio de compra ou de relacionamento com sua marca:

  • A: Clientes fidelizados
  • B: Novos clientes
  • C: Prospects

A partir daí, você envia promoções de novos produtos para quem já é cliente. E também pode enviar dicas e novidades para os novos clientes, assim como demonstração de qualidade, garantia e atendimento os potenciais clientes.

Ou seja, você planeja suas ações de marketing no WhatsApp de acordo com o momento em que seus contatos se encontram.

Este foi apenas um exemplo, mas, você pode usar outras etiquetas, agrupando por região, por valor de compra, tipo de produto, por interesse, entre outras.

Listas de transmissão

Um outro recurso importante, que você pode incluir nas suas ações de marketing no WhatsApp, é a criação de listas de transmissão. Elas permitem enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso pode ser estratégico para escalar a divulgação do seu negócio e dos seus produtos.

Portanto, por meio delas, você pode oferecer conteúdo de qualidade, relacionados ao seu atendimento, às soluções que sua empresa oferece, educando seus contatos até o momento de realizar as vendas.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, para criar uma lista de transmissão, as pessoas precisam ter o seu contato salvo no celular e você também necessita salvar os contatos delas no seu aparelho.

Isso significa que os seus clientes concordaram em receber seus comunicados, aumentando o engajamento e a sua taxa de conversão de vendas.

E você pode criar várias listas, inclusive organizando-as por momento de compra, semelhante ao que vimos nas etiquetas.

Conteúdo de qualidade

Uma das grandes vantagens do uso do marketing no WhatsApp é a sua versatilidade em termos dos conteúdos que podem ser enviados.

O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, aumentando o engajamento dos contatos com a sua marca.

Você pode aproveitar os conteúdos postados nas mídias sociais da empresa, como um resumo de um artigo do Blog ou um vídeo do Youtube falando dos benefícios dos seus produtos, ou com depoimentos de clientes, entre outras ações.

Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade de envios, saturando seus contatos e prejudicando a imagem da empresa.

Estude o comportamento e as preferências dos seus clientes para encontrar a melhor estratégia.

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Fonte: Sebrae MG com Você

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21 de Abril? É Permitido Trabalhar?

Por CDL/ACIBOM Dia em Capacitações

Para definir se seu comércio deve abrir no dia 21 próximo, é necessário recorrer ao que diz à Convenção Coletiva do Trabalho, porém a CCT de 2018 ainda está em negociação, e por isso deve seguir a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que diz que pode-se trabalhar no feriado desde que exista CCT permitindo, o que não é o caso.

Alguns associados entraram em contato à respeito do dia 20/04, sexta-feira, sobre estender a jornada até 20hs: caso a sua opção seja esta, as horas extras devem ser negociadas de forma individual entre empregado e empregador.

Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, favor entrar em contato no (37) 3522-5001.

 

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Oficina: Como Ser MEI na Prática!

Por CDL/ACIBOM Dia em Capacitações

Faltando quase um mês para a Oficina: Como Ser MEI na Prática acontecer, o limite de vagas foi alcançado. A demanda tem sido muito grande, por isso, agradecemos à todos que fizeram sua inscrição.

Veja abaixo um pouco do que será o evento:

Você conhece os benefícios de ser um MEI?! Sabia que ao se tornar um Microempreendedor Individual você contribui para o sucesso do seu negócio? Não?! Nos dias 12, 13 e 14 de maio, o SEBRAE Minas vai lançar a Oficina: Como Ser MEI na Prática!

A Oficina vai abordar os benefícios e obrigações de ser MEI, bem como o que é necessário para se formalizar nesta modalidade. Você, associado, não tem nenhum custo com a Oficina e, para participar, basta ligar no (37) 3522-5001 ou (37) 9 8851-0117 e escolher o melhor dia para você!

Ligue agora e faça já a sua inscrição! VAGAS LIMITADAS!!

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[CURSO] Escrituração Fiscal - Bloco K

Por CDL/ACIBOM Dia em Capacitações

A CDL ACIBOM realizará mais uma ótima capacitação: Escrituração Fiscal - Bloco K.

O curso será ministrado por Isaias Jonas, que é Consultor Tributário, Contador, Auditor, Instrutor e Palestrante. O treinamento abordará assuntos referentes a Escrituração Fiscal Digital e Registro do Controle da Produção e do Estoque(Bloco K), como:

  • Obrigatoriedade do SPED Fiscal
  • Penalidade Fiscal
  • Nota Fiscal de Energia Elétrica
  • Implantação e Controle do Bloco K
  • Operações de Exportação
  • Informação Sobre Valores
  • Vigência da Obrigatoriedade do Bloco K
  • Entre outros.

Muita coisa, não é verdade?! A capacitação acontecerá dia 19 de dezembro de 08h30 às 17h30, aqui mesmo, na CDL ACIBOM. O valor para associados é de R$150,00 e para não-associados R$180,00.

Para se inscrever é muito fácil, é só ligar no (37) 3522-5001 ou vir pessoalmente até a CDL ACIBOM. O que você está esperando? Garanta já sua vaga!

Obs: O conteúdo detalhado do curso pode ser acessado clicando no link a seguir: Conteúdo EFD e Bloco K.

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