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O que todo gerente de loja deveria fazer!

Confira esses dicas que o pessoal do Varejo Ativo preparou pra você!

Por CDL ACIBOM Dia em Dicas

O que todo gerente de loja deveria fazer!

Todo mundo sabe da importância de um gerente de loja. O gerente permite que a empresa acelere seu crescimento sem depender do “olho do dono”. Desta forma, a empresa poderá expandir, abrir filiais e o dono ter mais tempo para questões estratégicas. Além disso, o gerente consegue estar mais perto do cliente, da equipe e da comunidade. Ele é a cara e a voz da loja para o mundo.

Diz um ditado, que a equipe sempre será a cara do líder, o que é verdade. Um gerente motivado, engajado e energizado terá como resultado uma equipe que gosta de desafios e que está sempre com sorriso no rosto. Um gerente burocrático, que gosta de rotina e sem flexibilidade, poderá acorrentar a equipe de tal forma que todos percam a motivação para as vendas. Mas o que de fato precisa ter um gerente de loja para ter sucesso e bons resultados?

Usando a metáfora das 7 grandes partes do ser humano, vou responder a esta pergunta de uma forma bem simples e didática. Imagine estas 7 grandes partes do ser humano: cabeça, coração, olhos, ouvidos, boca, mãos e pernas. Como o gerente deve usar cada uma?

Cabeça: o cérebro é responsável pelo nosso raciocínio lógico. O gerente deve usar esta parte para analisar relatórios, criar e analisar indicadores de vendas, avaliar o desempenho da equipe e criar estratégias comerciais para a loja. É com a cabeça também que ele deve lidar consigo mesmo. Usar a razão para tomar decisões ajudará muito a ser cada vez mais assertivo.

Coração: Se para lidar consigo mesmo o gerente de loja precisa usar a cabeça, para lidar com as outras pessoas ele precisa utilizar o coração. A equipe, os chefes, fornecedores, clientes e comunidade, todos os públicos estratégicos para o negócio são seres humanos. E para lidarmos com seres humanos, precisamos aprender a lidar com as emoções. Gerar empatia, colocar-se no lugar do outro. Sentir, perceber o que acontece com as pessoas, de tal forma que o líder perceba quando uma pessoa está desmotivada e conseguindo assim, evitar uma perda de resultado ou até mesmo um pedido de demissão.

Olhos: Está na visão o poder que o gerente de loja tem para detectar falhas que devem ser corrigidas. Detalhes na arrumação, exposição de produtos, aparência e postura da equipe, fachada e mais do que isto, é preciso ter uma visão sistêmica, conseguir enxergar as consequências das ações tomadas no presente, ter uma visão ampla do todo e não uma viseira míope que o impeça enxergar à frente e aos lados.

Fonte: F-CDL

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