CDL ACIBOM / Notícias / Mantenha sua empresa segura: dicas para evitar ataque de vírus

Mantenha sua empresa segura: dicas para evitar ataque de vírus

A situação é real e muitas pessoas acreditam apenas quando são vítimas. Existem medidas simples que podem ser implementadas e que não geram nenhum custo!

Mantenha sua empresa segura: dicas para evitar ataque de vírus

Um recente estudo da BitDefender revelou que muitos gerentes de tecnologia dos Estados Unidos, colocam a ameaça de vírus em segundo lugar no ranking de suas preocupações. De acordo com o estudo, 13,7% das empresas entrevistadas consideram vírus, especialmente o ransomware (tipo de vírus que infectou recentemente mais de 200 mil computadores ao redor do mundo), como uma ameaça difícil de enfrentar, principalmente aquelas que têm pouco experiência nestes ataques.

Atualmente, não há nenhuma tecnologia infalível que possa ser usada contra os ransomware, já que ele esta em constante evolução, no entanto, existem melhores práticas que, se aplicadas, podem minizar muitos problemas com quais tipos de vírus.

Confira algumas destas dicas:

1- MANTENHA UM BACKUP EM DIA

O grande trunfo do ransomware é manter os dados como "refém". Se o backup dos seus arquivos estiverem em dia, o prejuízo financeiro pode ser eliminado ou minimizado. Assim, a primeira e mais importante defesa é ter uma cópia de segurança dos seus dados.

Lembre-se, pagar o resgate não lhe garante que obterá seus dados de volta e ainda incentiva os criminosos.

2- PROTEÇÃO DE E-MAILS E PENDRIVES

A principal fonte de infecção dos vírus é, de longe, o e-mail e pendrives conectados nos computadores dos funcionários. Proteção de e-mail e pendrives é muito importante!

Vírus entram nas organizações de muitas maneiras diferentes, mas a forma mais comum é via e-mail. Dê uma olhada nas configurações de filtragem de arquivos do seu servidor, certificando-se que está bloqueando todos os tipos de anexo executável.

3- ATUALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

Apesar da principal forma de infecção ser via e-mail, também é possível que estes softwares explorem brechas de seguranças em outros programas e as usam para te monitorar, por exemplo. Portanto, manter as atualizações dos programas e de segurança do sistema operacional em dia, é muito importante!

4- MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Antivírus podem realizar um monitoramento em tempo real de todas as atividades que você realiza no computador. Se ele não estiver com essa função ativada, você não está protegido contra estes ataques.

O monitoramento é capaz de procurar sinais de vírus continuamente. Essa proteção deve incluir:

• Filtragem de URLs;
  • Controle de conteúdo e de acesso que limitam a sites potencialmente perigosos;
  • Varredura em busca de programas maliciosos;
  • Monitoramento do tráfego da rede;
  • Entre outros pontos.

5- MANTENHA UM BOM ANTIVÍRUS

As vezes, esse detalhe pode passar despercebido, mas a presença de um antivírus nos seus computadores faz toda diferença:

• Você garante que o computador continue operando no máximo, já que muitos vírus usam da capacidade de seu computador para funções obscuras;
  • Garante que arquivos confidenciais da sua empresa continuem confidenciais;
  • Terá mais segurança ao navegar na internet, abrir e-mails, etc...

Estes, são apenas alguns benefícios de se ter um antivírus.

O problema com ataque de vírus é mais real do que muitos imaginam e só percebemos da gravidade, quando somos vítimas. Infelizmente, muitas empresas, por questões culturais ou financeiras, não protegem adequadamente. Mas como podemos perceber, algumas medidas são simples e podem ser tomadas sem nenhum custo. Basta ter um dose de vontade em aplicá-las!

ADAPTADO DE: My Cyber Security

Olá, deixe seu comentário para Mantenha sua empresa segura: dicas para evitar ataque de vírus