CDL ACIBOM / Artigos / Dicas para divulgar o seu negócio nas redes sociais

Dicas para divulgar o seu negócio nas redes sociais

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Dicas para divulgar o seu negócio nas redes sociais

Você possui uma pequena empresa (barbearia, loja de sapatos, salão de beleza, loja de roupas feminina, petshop, restaurante, food-truck…) e não faz ideia de como alavancar os seus negócios? Já se perguntou como é possível ter mais relacionamento com seus clientes e fazer com que se aproximem da sua marca? Senta aí, deixa eu te contar!

Hoje em dia os endereços das lojas começam com www. O seu cartão de visitas é uma página em uma rede social. Fato. E se você ainda não parou para pensar nisso, está perdendo tempo (e dinheiro!). Muitos empresários, principalmente os donos das pequenas empresas, desejam usar a internet para alavancar os negócios, sabem da importância desse trabalho, mas não fazem ideia de como começar. Existem várias ferramentas online que fazem parte da sua “identidade digital” e hoje nós vamos falar da mais utilizada por consumidores do mundo todo: as redes sociais.

Separamos essas dicas simples para você dar o pontapé inicial na sua jornada digital. Veja:

1) DIAGNÓSTICO – Antes de mais nada, você precisa saber detalhes muito importantes. É preciso conhecer bem o seu negócio, a sua marca, o seu público e, é claro, a concorrência.

1. Sobre o seu negócio: qual a proposta dele? O que ele busca proporcionar? A que se dispõe? Quem pretende atender?
  2. Sobre o seu público: o que ele espera de você? Como você pode superar essas expectativas? Qual a língua que ele fala?
  3. Sobre a concorrência: o que seus concorrentes fazem para chamar a atenção? Qual a resposta do público diante dessa postura?

2) CONTEÚDO – agora que você já sabe como falar e para quem vai falar, é hora de pensar no que dizer. Para que seu público se interesse pela sua marca, é preciso que você tenha alguma relevância para ele. Pense como o seu cliente e fale aquilo que ele quer ouvir, procure tirar dúvidas e oferecer um conteúdo que seja realmente interessante e que faça alguma diferença na vida dele.

3) PLATAFORMA – você deve estar se perguntando “ok, mas onde vou falar sobre esses assuntos relevantes, já que a cada dia que passa surge uma nova rede social?”. Ora, você vai falar onde as pessoas que querem te ouvir estão! Atualmente, as redes sociais mais utilizadas no mundo são o Facebook em primeiro lugar e o Instagram em segundo – já que o Whatsapp não é considerado uma rede social. Se o seu negócio é melhor divulgado em fotos e imagens (como lojas de roupas e sapatos, por exemplo), o Instagram é uma ótima opção, assim como o Pinterest, pois são redes cuja maioria do conteúdo consumido é visual. O Facebook é considerado a rede universal porque engloba conteúdo de texto, vídeo, áudio e tudo mais. É sempre bom estar ali.

4) CONVERSE COM O SEU PÚBLICO – agora que você pensou, planejou e realizou, observe o comportamento do seu público e interaja com ele! Responda comentários (mesmo os negativos), incentive o bate-papo e gere engajamento entre os clientes. Isso torna a sua marca mais “humana”, criando uma rede de confiança e fortalecendo a estrutura do seu relacionamento com o cliente.

5) ADAPTE-SE – assim como o mundo, as pessoas também mudam o tempo todo. Seja flexível, faça adaptações na estratégia e molde o seu negócio de acordo com as necessidades do seu público.

Dica de ouro: tenha o hábito de acompanhar o trabalho digital das marcas que façam parte do seu segmento. Por exemplo, se for uma CDL, que tal acompanhar a página da FCDL-MG, Sebrae, entre outras?

Inicialmente, ao seguir essas pequenas dicas, você já consegue criar uma base de fãs que vão passar a te enxergar com outros olhos. Capriche no visual (fotos, imagens, logo, etc), no conteúdo e mãos a obra!

Agora que você já sabe como dar os primeiros passos online, que tal entrar no clima da folia que se aproxima e conferir essas 4 dicas para arrasar nas vendas de Carnaval?

FONTE: FCDL-MG

IMAGEM: Agencia Pomar

Olá, deixe seu comentário para Dicas para divulgar o seu negócio nas redes sociais