CDL ACIBOM / Artigos / 5 dicas para investir bem o seu dinheiro

5 dicas para investir bem o seu dinheiro

Investir dinheiro é uma coisa séria. A expectativa de “fazer o bolo crescer” então... é o que nos movimenta, não é?

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

5 dicas para investir bem o seu dinheiro

Tanto nas vacas gordas quanto nas magras temos que ficar atentos e buscar investimentos que, pelo menos, nos deem retornos equilibrados e maiores que os esperados, e a poupança, queridinha dos brasileiros, certamente não é a melhor opção.

Portanto, é bom ficar atento e estar aberto às demais opções de mercado! Sim, existem outras soluções que possuem riscos baixos e uma certa segurança que permite essa traição na aplicação na poupança. Separamos algumas dicas para te ajudar a decidir qual a melhor alternativa para você investir o seu dinheiro:

  1. Organize suas finanças: separe as dívidas, a parcela para sobrevivência no período e o que pode ser guardado a curto ou a longo prazo;
  2. Estabeleça valores: é importante decidir a quantia mensal a ser economizada e saber quanto tempo pode deixar o dinheiro em alguma modalidade de investimento;
  3. Investigue: busque no mercado o tipo de modalidade de investimento que atenda às suas expectativas de segurança e de risco. Neste momento, é bom ter o “pé no chão” em termos de rentabilidade.
  4. Invista no conhecimento das modalidades e o que esperar delas: caso não tenha familiaridade com o assunto, consulte um especialista ou até mesmo o gerente do seu banco para alinhar essas expectativas;
  5. Cuidado com o medo e a ganância exagerados: eles são seus piores inimigos. Ainda mais ao romper a tradição de investir somente na poupança.

O Meu Bolso Feliz evidencia os melhores investimentos e ainda ilustra os riscos de cada um e o que cada pessoa precisa saber antes de investir. O importante é pensar “fora da caixa”. Ver a imensidão do mercado e suas opções, bem como a segurança aliada às expectativas que vão nortear suas ações para atingir o que se espera, seja para fazer aquela compra tão desejada ou projetar a sua independência financeira.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo realizada mensalmente pela FCDL-MG, 57,3% dos entrevistados investem em poupança. Assim, se você faz parte deste montante, não se preocupe. Sempre é hora de começar algo novo. Basta estar aberto às mudanças e às inovações.

Se você ainda não se convenceu, fizemos algumas simulações para 2017 no Acionista. Vale lembrar ainda que em várias opções é possível começar a investir com R$ 50,00.

POUPANÇA

Rendimento ao final de um ano: 8,47%
Dica: Indicada para quem saca com frequência o valor para cobrir déficits do mês. Isento de IR.

CDB pré-fixado (90% DI)

Rendimento ao final de um ano: 10,15%
Dica: Quanto maior o valor investido, mais alto o DI. Ganho não é tão afetado para saques antes do vencimento.

LCI/LCA (85% DI)

Rendimento ao final do ano: 11,58%
Rende mais que CDB para quem aplica grandes valores (acima de R$ 100 mil). Tem menor liquidez.

TESOURO LTN (Selic, pré-fixado)

Rendimento ao final de um ano: 11,83%
Rendimento é igual para quem aplica valores altos ou baixos. As taxas envolvidas são mínimas.

FUNDO DI (Taxa administrativa 1,5% a.a.)

Rendimento ao final de um ano: 10,52%
Taxas são menores para quem tem mais dinheiro. Não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito

FONTE: FCDL-MG

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 5 dicas para investir bem o seu dinheiro

Enviando Comentário Fechar :/

Cadastre-se e descubra todas as vantagens de ser um dos nossos associados!

Nós também odiamos spam!