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3 dicas para garantir a qualidade no atendimento

Que o atendimento é um dos pilares para o sucesso nas vendas, todo mundo sabe. Mais importante do que isso, o cliente que se sente respeitado e “exclusivo” acaba voltando sempre ao estabelecimento e tem o poder de atrair novos consumidores através do famoso boca a boca. Mas, na prática, o que significa atender com qualidade? Confira as nossas dicas:

Por CDL ACIBOM Dia em Dicas

3 dicas para garantir a qualidade no atendimento

1) Selecione bem os seus atendentes.

É importante entender que todo atendimento começa no processo de seleção do atendente. A primeira coisa levada em consideração é que, para lidar com o público, precisa gostar disso de verdade. Ser comunicativo, educado, gentil, simpático, entre outras características desejáveis em quem vai passar a primeira impressão do seu negócio.

2) Qualificação é importante sim!

“Varejo é feito por gente atendendo gente e treinamento não é adestramento, não pode formar robôs”, destaca Fernando Lucena, sócio-diretor e consultor da GS&Friedman. Depois de selecionado o perfil adequado para a função, deve-se iniciar o treinamento, com base em um roteiro predefinido que contenha informações completas sobre a loja, operações, produtos e clientes. O ideal é fazer com que o atendente torne-se um especialista no assunto, para que se habilite a tirar todas as dúvidas que poderão surgir por parte dos clientes. O mesmo acontece com os responsáveis por vender os produtos de uma CDL: é preciso conhecer aquilo que se vende e isso só é possível através de treinamentos adequados.

3) Humanizar é dever de todos.

Se o cliente quisesse ser atendido de modo automático, não teria se disposto a ir até a loja sendo que a praticidade do e-commerce está aí para isso, certo? Um cliente que vai até você busca algo além de simplesmente adquirir um produto. Nesse momento, as habilidades adquiridas no treinamento do vendedor são postas à prova e o papel dele é auxiliar para que o consumidor tenha uma experiência incrível de compra. Atitudes simples como levar até a porta e agradecer fazem a diferença. Encantar o cliente faz com que ele não troque aquele ambiente por praticidade nenhuma!

 Seguindo essas dicas simples temos certeza que seus clientes estarão cada vez mais satisfeitos e trazendo ainda mais consumidores para conhecer o SEU jeito de atender! Mãos à obra!

FONTE: FCDL-MG

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