CDL ACIBOM / Notícias / Artigos

[NOTA] Funcionamento do Comércio durante o feriado de de 08 de Dezembro

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Conforme Convenção Coletiva de Trabalho 2018 celebrada entre o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro Oeste e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, o funcionamento do comércio varejista de Bom Despacho, somente poderá abrir no feriado municipal de 08/12 desde que tenham o CERTIFICADO DE ADESÃO AO SISTEMA ESPECIAL PARA TRABALHO EM FERIADO.

A aquisição de tal certificado deverá ser feita pelo próprio empresário no site da Fecomércio (https://empresario.fecomerciomg.org.br/Home/Login?returnUrl=), na Área do Empresário.

Tal exigência está de acordo com as cláusulas VIGÉSIMA OITAVA e TRIGÉSIMA QUINTA, da Convenção Coletiva de Trabalho (https://www.cdlacibom.com.br/artigo/convencao-coletiva-do-comercio-varejista-2018) vigente neste município.

A solicitação do certificado não trará nenhum custo ao comerciante, que deverá estar em dia com as contribuições sindicais e o cadastro deverá ser feito impreterivelmente até o dia 26/11/2018, visto que a emissão do Certificado de Adesão não é imediata.

A CDL ACIBOM não mediu esforços para atender a demanda e a necessidade do comércio de Bom Despacho, porém as normas existentes devem ser cumpridas por todos.

Foram semanas de negociação com ambos os sindicatos na tentativa de minimizar os danos ao comércio local, e devido às normas legais daremos o suporte necessário aos nossos associados.

Enfim, o empresário deve solicitar o Certificado individualmente, não podendo a Acibom fazer um requerimento único para todos os associados, sendo este pedido negado pelos sindicatos.

Em caso de necessidade, entrar em contato com Marcos ou Viviane na Acibom, pelo telefone (37) 3522-5001.

 

LINK PARA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, SOBRE O FERIADO 08/12/2018

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Horário de Comércio Dia das Crianças

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

A CDL ACIBOM sugere o horário do funcionamento do comércio para o Dia das Crianças. Confira o horário:

  • Quarta-feira, 10/10: de 09h às 21h
  • Quinta-feira, 11/10: de 09h às 21h

Você é empregador? Tem uma empresa? É de extrema importância qu seja tomado conhecimento das normas, e recomendamos o seu cumprimento integral, para evitar assim possíveis problemas.

Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco no 3522-5001 ou por e-mail no contato@cdlacibom.com.br.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Por que é importante incentivar a liderança na juventude?!

Por CDL/ACIBOM Dia em Artigos

Frases como “o jovem é a esperança do Brasil” ou “a juventude é o futuro da nação” são repetidas, desde sempre, exaustivamente. Porém, muito se cobra do jovens e pouco se faz para efetivamente guiá-los rumo ao processo de assumirem um papel de liderança na juventude.

Esqueça essa história de que o líder nasce pronto. É preciso criar formas de incentivar os jovens a assumir o protagonismo em seus setores de atuação. Afinal, apesar de um clichê, eles realmente são parte fundamental nas transformações que o país precisa. Seja na política, no empreendedorismo ou em qualquer outro setor, é preciso desenvolver a capacidade de gestão do indivíduo com estímulos e prática.

Introduzir essa mentalidade no jovem o torna mais propício a assumir uma posição de liderança para que ele possa então transformar sua área de atuação.

Como motivar jovens a se tornarem líderes?

Um líder completo requer habilidades sociais e emocionais bem desenvolvidas para conseguir se relacionar com todos, ser capacitado para tomar de decisões coerentes e dotado de uma percepção crítica para analisar melhor as situações e planejar os próximos passos rumo ao sucesso.

Desenvolver características tão específicas e complexas não acontece da noite para o dia. A orientação para criar um jovem líder deve começar o quanto antes. Incentivar crianças a hábitos como leitura, escrita, retórica e estratégia – com um jogo de xadrez, por exemplo – pode ser um primeiro passo para aguçar o senso de liderança que existe nela.

Porém, caso não seja possível, sempre há tempo para incentivar um jovem à liderança. Existem palestras, cursos, e outras diversas práticas para prepará-lo. 

Como isso pode influenciar positivamente no varejo?

O mercado não para de mudar e o consumidor está cada vez mais exigente. Ter um olhar renovado para se manter competitivo pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso do empreendedor.

Além disso, sucessão é muitas vezes o que falta para manter um negócio já consolidado vivo. Por falta de capacitação para assumir a empresa familiar, muitos jovens acabam a levando a falência. Por isso, desenvolver líderes é também uma questão de sobrevivência.  Ou seja, para ser o futuro, o jovem precisa ser o foco no presente.

Adaptado de: FCDL-MG

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Menor de idade pode ser incluso no SPC, em compras sem autorização do responsável?

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Nesse caso, quando o menor completar a maioridade (18 anos, regra geral), ele não poderá ser registrado no SPC, pois quando praticou o ato (comprar e assinar a nota promissória, por exemplo) não possuía capacidade civil plena para exercer aquele ato, devendo ter sido assistido (entre 16 a 18 anos) ou representado (menor de 16 anos) por seus responsáveis legais.

A emancipação é um dos casos de capacidade civil absoluta e é feita por pedido dos responsáveis legais ou por ordem judicial. Ocorre quando há economia própria (CTPS assinada por empregador, emprego público efetivo, colação de grau em ensino superior). Nesses casos, poderá ser incluído no SPC.

FONTE: FCDL-MG 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

EVITE MULTAS: Sindicato firma acordo coletivo para funcionamento do comércio durante o Natal

Por Gabriel Philipe Dia em Artigos

Em decorrência de Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Divinópolis e Região Centro-Oeste e Associação Empresarial de Bom Despacho, informamos aos interessados os termos desse, e recomendamos o seu fiel cumprimento.

Clique aqui para ver o acordo!

Dúvidas e maiores informações, entre em contato.

(37) 3522-5001 - Viviane

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cadastre-se e descubra todas as vantagens de ser um dos nossos associados!

Nós também odiamos spam!