CDL ACIBOM / Notícias / Um modelo de excelência e inovação

Um modelo de excelência e inovação

A ges­tão pú­bli­ca pre­ci­sa des­per­tar pa­ra a ne­ces­si­da­de de mu­dan­ça

Por Maicon Douglas Carvalho Dia em Notícias

Um modelo de excelência e inovação

Re­cen­te­men­te es­ti­ve em Is­ra­el, em mis­são pe­lo IEL e CNI, que con­tou com a pre­sen­ça de em­pre­sá­rios, ges­to­res, re­pre­sen­tan­tes de uni­ver­si­da­des e do go­ver­no fe­de­ral.

A Imer­são em Ecos­sis­te­mas de Ino­va­ção te­ve co­mo ob­je­ti­vo re­u­nir co­nhe­ci­men­to e ex­pe­ri­ên­cia em te­mas de­ter­mi­nan­tes pa­ra o fu­tu­ro da in­dús­tria.

Ti­ve­mos a opor­tu­ni­da­de de co­nhe­cer o que há de mais avan­ça­do em tec­no­lo­gia, in­fra­es­tru­tu­ra e mo­de­los de ne­gó­cio, em áre­as co­mo se­gu­ran­ça, mo­bi­li­da­de ur­ba­na, sa­ú­de, edu­ca­ção, co­mu­ni­ca­ção etc.

Es­tou ca­da vez mais con­ven­ci­do de que ino­va­ção é al­go im­pres­cin­dí­vel e es­tra­té­gi­co pa­ra as or­ga­ni­za­ções, se­jam elas pu­bli­cas ou pri­va­das.

Pre­ci­sa­mos de­sen­vol­ver a cul­tu­ra de ino­var e de per­ce­ber­mos opor­tu­ni­da­des pa­ra ofe­re­cer so­lu­ções. Paí­ses têm ob­ti­do re­le­van­tes re­sul­ta­dos de de­sen­vol­vi­men­to pe­la co­ra­gem e ou­sa­dia que ti­ve­ram em mu­dar e cri­ar um am­bi­en­te de es­tí­mu­lo à ino­va­ção, com in­ves­ti­men­tos em edu­ca­ção e pes­qui­sa.

A ges­tão pú­bli­ca pre­ci­sa des­per­tar pa­ra a ne­ces­si­da­de de mu­dan­ça, im­plan­tan­do ações que pro­por­ci­o­nem mais efi­ci­ên­cia e re­sul­ta­dos.

Em­pre­sas pre­ci­sam se adap­tar ao de­sa­fio da era di­gi­tal, com ações que pro­por­ci­o­nem mais pro­du­ti­vi­da­de, com­pe­ti­ti­vi­da­de e agre­ga­ção de va­lor aos seus pro­du­tos.

Is­ra­el é um gran­de exem­plo de na­ção que tem si­do re­fe­rên­cia co­mo cen­tro de tec­no­lo­gia. É um pa­ís pe­que­no, qua­se sem re­cur­sos na­tu­ra­is, cli­ma des­fa­vo­rá­vel, que con­vi­ve com con­fli­tos, mas que for­ne­ce co­nhe­ci­men­to e pes­qui­sa pa­ra em­pre­sas de to­das as par­tes e seg­men­tos do mun­do, co­mo de tec­no­lo­gia do Va­le do Si­lí­cio e das gran­des mon­ta­do­ras mun­di­ais.

Fez da cri­se uma opor­tu­ni­da­de de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e de cres­ci­men­to. Ou­tro di­fe­ren­ci­al é a for­te in­te­ra­ção en­tre go­ver­no, em­pre­sas e aca­de­mia, pois va­lo­ri­zam o pes­qui­sa­dor, que é im­bu­í­do no pro­pó­si­to de de­sen­vol­ver tes­es e so­lu­ções prá­ti­cas. Não bas­ta ape­nas cri­ar tes­es e en­ga­ve­ta-las. É pre­ci­so que ge­rem re­sul­ta­dos pa­ra a so­ci­e­da­de.

Cha­mou-me mui­to a aten­ção co­mo é im­por­tan­te um pa­ís ter al­vo, me­tas, pla­ne­ja­men­to, o que fi­ze­ram de Is­ra­el fi­gu­rar co­mo po­lo mun­di­al de par­ques tec­no­ló­gi­cos, in­cu­ba­do­ras de em­pre­sas, star­tups e fun­dos de ino­va­ção.

É o pa­ís que mais in­ves­te em pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to no mun­do, na or­dem de 4,3% do PIB. Há in­for­ma­ções de que ca­da dó­lar in­ves­ti­do ge­ra de cin­co a oi­to dó­la­res.

Nes­te ano o go­ver­no is­ra­e­len­se do­a­rá pra­ti­ca­men­te meio bi­lhão de dó­la­res pa­ra fi­nan­ciar pes­qui­sa, de­sen­vol­vi­men­to e ino­va­ção em em­pre­sas lo­ca­is, o que tem con­tri­bu­í­do pa­ra ob­ten­ção de cres­ci­men­to con­tí­nuo da eco­no­mia, sen­do 4% em 2016 e 3,3% em 2017.

O go­ver­no va­lo­ri­za o em­pre­en­de­do­ris­mo e fo­men­ta a ino­va­ção. Aci­ma de tu­do, edu­ca­ção, sa­ú­de e se­gu­ran­ça são itens de qua­li­da­de e ex­ce­lên­cia ofe­re­ci­dos à po­pu­la­ção.

Pre­ci­sa­mos apren­der mui­to com Is­ra­el, nos es­pe­lhar­mos co­mo um mo­de­lo de cul­tu­ra em­pre­en­de­do­ra e que va­le a pe­na in­ves­tir em pes­qui­sa, ci­ên­cia e tec­no­lo­gia.

 

Por Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra Vi­ce-pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria (CNI) e di­re­tor Ge­ral do Ins­ti­tu­to Eu­val­do Lo­di (IEL)

Fonte: https://www.dm.com.br/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Um modelo de excelência e inovação

Enviando Comentário Fechar :/

Cadastre-se e descubra todas as vantagens de ser um dos nossos associados!

Nós também odiamos spam!