CDL ACIBOM / Vantagens / SINE - Sistema Nacional de Emprego

SINE - Sistema Nacional de Emprego

O SINE foi criado pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho e Emprego. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.

Ele é responsável por uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

Hoje, suas principais atribuições são:

• Auxiliar o trabalhador e empresas na questão do Seguro-Desemprego;
  • Promover a Intermediação de vagas e Mão-de-Obra e colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho (cadastrar vagas de empresas que estão disponíveis e encaminhar o trabalhador para estas);
  • Fornecer Apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda;
  • Emissão da CTPS (Carteira de trabalho);
  • Intermediação de mão de obra – Inscrição gratuita do trabalhador e disponibilidade de vagas de acordo com a necessidade das instituições empregadoras cadastradas. O objetivo é inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho;
  • Inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho;

Ao chegar ao SINE o trabalhador recebe uma senha, aguardando o momento de ser direcionado para um dos atendentes que fará o seu cadastro. No primeiro atendimento serão inseridos os dados do trabalhador em nosso sistema. Esse procedimento dura entre 15 e 20 minutos;

Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar do processo seletivo nas próprias empresas. Caso não há o trabalhador será orientado a retornar ao SINE periodicamente, para se informar sobre novas vagas ofertadas.

Para facilitar o atendimento e o acesso às vagas oferecidas no SINE, o trabalhador deve comparecer pessoalmente com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade, CPF.

As vagas do SINE são semanalmente atualizadas e ficam a disposição de todos trabalhadores.

Você pode conferir as vagas clicando aqui.

Novas regras seguro-desemprego

A partir de que dia as novas regras serão exigidas?

A vigência da Medida Provisória começará 60 dias a partir da data da publicação. Sendo assim, as novas regras incidirão nos trabalhadores demitidos a partir do dia 28 de fevereiro de 2015.

Solicitação X Critérios de Habilitação

1° Habilitação

Ter recebido 12 salários, consecutivos ou não, nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à dispensa, e trabalhado 12 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa.

2° Habilitação

Ter recebido 9 salários, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à dispensa, e trabalhado 9 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa.

3° Habilitação

Ter recebido 6 salários consecutivos e trabalhado 6 meses nos últimos 36 meses imediatamente anteriores à dispensa.

Solicitação do benefício

Quantidade de Parcelas

Critérios

1° Vez

2° Vez

3° Vez

3 Parcelas

No mínimo 6 e no máximo 11 meses.

No mínimo 24 meses.

Para facilitar o atendimento do Seguro-desemprego, o trabalhador pode realizar o agendamento Online, escolhendo dia e horário para comparecer ao SINE. Clique aqui para agendar seu horário.

Para obter mais informações entre em contato com CDL/ACIBOM pelo telefone (37) 3522-5001 ou pelo e-mail sine@cdlacibom.com.br.

O SINE atendente de segunda a quinta-feira de 8h às 17h30min e na sexta-feira de 8h às 16h30.