CDL ACIBOM / Vantagens / Programa Aprendiz

Programa Aprendiz

Objetivo Geral

Promover formação profissional que possibilite ao aprendiz atuar com qualidade e responsabilidade nos setores da área administrativa da empresa.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver uma prática educativa que considere a condição do jovem como pessoa em desenvolvimento, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB);
  • Possibilitar ao jovem o conhecimento e o desenvolvimento de suas potencialidades, bem como de sua postura profissional;
  • Assegurar a permanência do jovem na escola e favorecer a elevação de sua escolaridade;
  • Assegurar os direitos trabalhistas aos jovens inseridos no mercado de trabalho;
  • Orientar e acompanhar o jovem em suas atividades profissionais e escolares;
  • Possibilitar a elevação da renda e das condições de vida do seu núcleo familiar;
  • Promover atividades culturais e de lazer visando desenvolvimento pessoal e integração social do jovem.

Participação no Programa / Demanda

Para inserção no Programa de Aprendizagem, o adolescente ter entre 14 e 24 anos e estar cursando o Ensino Médio ou 2º grau concluído.

Ele poderá preencher a ficha de inscrição que fica disponível na recepção da CDL Acibom e aguardar. De acordo com a demanda das empresas e com o perfil de cada candidato ele poderá ser chamado para uma entrevista.

Recursos Humanos

Para a execução do programa a CDL ACIBOM disponibiliza profissionais concernentes com as áreas afins do programa, como: contadores, advogados, matemáticos, psicólogos, pedagogos, etc. com a finalidade de atender com eficácia a empresa parceira e o aprendiz.

Recursos Físicos

A CDL ACIBOM possui salas equipadas com cadeiras universitárias, data show, notebook, bebedouro, banheiros, quadro branco, flip chat, ar condicionado,tendo também sala de informática equipada com 10 computadores. Enfim, são oferecidos recursos didáticos necessários para uma aula dinâmica e interativa.

Acompanhamento e Avaliação

A partir do momento em que o aprendiz entra no programa, ele será acompanhado e avaliado pela coordenação do programa de aprendizagem e também pelo monitor o que acompanhará dentro da empresa. Isso se dará em forma de visitas periódicas in loco.

Na escola, o adolescente deverá manter um bom desempenho, sendo acompanhado em sua frequência. Caso ele opte por abandonar o ano letivo, perderá o direito de ser um aprendiz.

São desenvolvidos trabalhos de forma interdisciplinar, abordando o conteúdo profissional junto às diversas áreas do conhecimento, tais como ética, cidadania, educação sexual e meio ambiente, além de atividades culturais e recreativas, promovendo uma aproximação com o dia-a-dia dos adolescentes. Os aprendizes estão sendo avaliados nos aspectos formativo e somativo, possibilitando, dessa forma, análise sistemática e constante do processo ensino-aprendizagem, prevalecendo sempre os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados obtidos ao longo desse processo.

São definidas estratégias de avaliação que possibilitem atividades individual e em equipe, levando o aprendiz ao desenvolvimento de atitudes como cooperação, espírito de liderança, estabelecimento de parcerias, tomada de decisões, entre outras.

Contratações e Atribuições

O adolescente é contratado como Aprendiz em Assistente Administrativo. O contrato de aprendizagem é ajustado por prazo determinado, com duração de 16 meses. Ao aprendiz é garantido o salário mínimo/ hora e o transporte. Caso seja de interesse do empregador, outros benefícios como alimentação e plano de saúde também podem ser oferecidos. A alíquota de contribuição do FGTS desses contratos é reduzida de 8,0% para 2,0%.

Conclusão

Com o projeto proposto, espera-se a médio e longo prazo, conseguir promover a empregabilidade de muitos jovens que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhe uma perspectiva de vida diferenciada para que haja não só uma promoção profissional, mas uma promoção de vida, onde se estabeleça uma forma digna e solidária dentro de ações motivadoras e capazes de realizar transformações sociais em seu meio.

O setor responsável funciona de segunda a sexta-feira de 13h às 17h.

 

Cadastre-se e descubra todas as vantagens de ser um dos nossos associados!

Nós também odiamos spam!